Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente tabagista de longa data deu entrada na emergência do hospital apresentando hematêmese significativa. Neste caso, a principal causa é:

A
Síndrome de Mallory-Weiss.
B
Esofagite de refluxo.
C
Presença de varizes esofagianas.
D
Úlcera péptica.
Paciente de 44 anos chega ao PS com história de ereção peniana dolorosa e persistente há 6 horas, iniciada após relação sexual com uso de injeção intracavernosa. Realizada análise do sangue cavernoso que evidenciou: pH: 7,1 / pO2: 20 mmHg / pCO2; 70 mmHg. Qual deve ser o próximo passo?
O pediatra de plantão é chamado a uma da manhã ao leito de um garoto de sete anos com febre, há dois dias no hospital para tratamento e controle da dor de uma crise falciforme. A criança está letárgica, mas sem desconforto respiratório agudo. Os sinais vitais são temperatura de 39,7°C, pressão arterial 100/55 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e frequência respiratória 17 ipm. A pele é quente e úmida, e as conjuntivas estão claras. Não há sopro. Ausculta pulmonar normal. Uma cicatriz cirúrgica recente e em boas condições é visível no quadrante superior esquerdo do abdome. O abdome é suave e indolor, sem massas. Hemograma de urgência: 33% de hematócrito, leucócitos totais de 16.000/mm³, e contagem de plaquetas 130.000/mm³. A hemocultura colhida neste momento é mais propensa a revelar, dentro de alguns dias, o seguinte organismo:
Qual das seguintes afirmações, acerca da artropatia relacionada à colite ulcerativa, é verdadeira?
Homem de 40 anos encontra-se em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de pneumonia, choque séptico e íleo metabólico. Está em uso de noradrenalina 0,4 ?g/kg/min e antibioticoterapia e sob suporte ventilatório mecânico com FiO2 de 60%. Nas últimas 24 horas, apresentou 1,5 litro de drenagem de líquido de estase pela sonda nasogástrica. Apresenta abdome distendido com RHA ausente. Gasometria arterial: pH 7,40, bicarbonato 24 mEq/L e pressão parcial de gás carbônico (pCO2) 36 mmHg. Exames laboratoriais: sódio 135 mEq/L e cloro 80 mEq/L. Em relação aos distúrbios metabólicos, podemos afirmar que:
Compartilhar