Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Neurologia

Nefrologia

Um paciente tetraplégico chega à UTI com insuficiência respiratória aguda hipercápnica. As possíveis causas são:

A
síndrome de Guillain-Barré, miastenia gravis, acidose metabólica e hipofosfatemia.
B
hipovolemia, hiperpotassemia, SARA e poliomielite.
C
intoxicação por organofosforados, miastenia gravis, acidose metabólica e poliomielite.
D
botulismo, hipopotassemia, acidose metabólica e poliomielite.
E
hipopotassemia, botulismo, intoxicação por organofosforados e porfiria.
Mulher de 40 anos de idade, vem à consulta para apresentar Ultrassonografia Transvaginal (USGTV) com imagem de mioma intramural medindo 5 cm no maior diâmetro, ciclos menstruais com padrão normal, leves dores em baixo-ventre, sua conduta será:
Na estenose hipertrófica do piloro, é verdadeiro afirmar que:
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes informações: I- A glicose passa a placenta por difusão facilitada. A insulina não ultrapassa a barreira placentária. II- Ocorre agravamento do diabetes na gestação entre 12 e 20 semanas de gestação. III- No binômio diabetes mellitus e gravidez há possibilidade de complicações, tais como parto pré-termo, pré-eclâmpsia, polidrâmnio e macrossomia. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar