Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente vítima de acidente de trânsito há 2 horas, dá entrada no Pronto Socorro, apresentando sinais de contusão na região tóraco-abdominal à esquerda, dor torácica intensa à esquerda, hipotensão arterial importante, dispneia e sinais de insuficiência respiratória aguda. Os exames de imagem fazem o diagnóstico de hérnia diafragmática traumática à esquerda. Qual a melhor conduta no caso em questão?

A
Toracotomia.
B
Ventilação Mecânica.
C
Laparotomia Exploradora.
D
Oxigenoterapia e reavaliação em 6 horas.
E
Cuidados gerais e observação em Unidade de Terapia Intensiva.
Paciente com litíase ureteral à direita apresentou cólica nefrética intensa, febre, leucocitose com desvio à esquerda, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 28 irpm. A urotomografia mostrou um cálculo em terço superior de ureter de 1,1 cm, hidronefrose concomitante e borramento da gordura perirrenal. Podemos afirmar que:
Paciente de 45 anos, com história de icterícia há um ano. Refere perda de 9kg nos últimos 8 meses. Ao exame, icterícia (++/4+), abdômen flácido não doloroso à palpação, sem massas palpáveis ou visceromegalias. Bilirrubinas totais: 12mg/dl com predomínio de diretas; fosfatase alcalina, Gama G T e transaminase muito aumentadas. A CPRE revelou colédoco sem cálculos com boa passagem do contraste para o duodeno. Via biliar intrahepática irregular, com áreas de dilatação segmentar. O diagnóstico provável é:
Um lactente de 2 meses é trazido por sua mãe para consulta de puericultura. Ele está bem e você verifica que as imunizações estão em dia, segundo o Programa Nacional de Imunizações. Que outra vacina deve ser sugerida para o lactente, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008)?
Quanto às neoplasias cutâneas em geral, assinalar a alternativa CORRETA.
Compartilhar