Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Um Patologista estava fazendo um estudo de revisão de 145 casos de linfomas não-Hodgkin nodais e extra-nodais. Utilizou a técnica de imunofenotipagem. Tinha cinco frascos de anticorpos monoclonais que marcavam células específicas (entre parênteses): anti-CD45 (todos os linfócitos); anti-CD-20 (expressos em células B); anti-CD2 (todas as células T tímicas e periféricas e em células natural killer); anti-CD33 (todos os progenitores mieloides e nos monócitos); anti-CD4 (células T auxiliares periféricas). Na bateria de exames, qual letra estaria mais correta para estar de acordo com a incidência mundial de linfomas?

A
Positividade para CD45 e todos os outros em igual quantidade.
B
Positividade para CD45 e para CD20 maior que nos outros.
C
Positividade para CD45 e para CD2 maior que nos outros.
D
Positividade para CD45 e para CD33 maior que nos outros.
E
Positividade para CD45 e para CD4 maior que nos outros.
É um indicador de qualidade de assistência pré-natal:
Qual tamanho mínimo de PPD você considera para iniciar quimioprofilaxia para tuberculose nos comunicantes assintomáticos de doente bacilífero, abaixo relacionados respectivamente: 1) 4 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica no primeiro mês de vida; 2) 26 anos, portador do vírus HIV; 3) 2 anos de idade, vacinado com BCG intradérmica ao nascer.
Microlitíase biliar pode ser causa de pancreatite recorrente. Exemplo de situação clínica capaz de facilitar o aparecimento de microlitíase é:
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
Compartilhar