Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.

A
O caso desse pedreiro deve ser considerado caso novo de tuberculose.
B
Para confirmação diagnóstica, deve ser realizada radiografia de tórax.
C
A suspeita de tuberculose baseou-se no fato de ser sintomático respiratório, ou seja, apresentar tosse há mais de dez dias.
D
O abandono ao esquema de tratamento aumenta o risco de desenvolver casos de multidroga resistência-TB MDR.
E
O tratamento deve ser feito em hospital para garantir acesso a exames complementares e medicamentos tuberculostáticos.
Paciente de 38 anos queixa-se de prurido vulvar e corrimento vaginal branco fluído, leitoso e sem odor fétido. O pH vaginal é igual à 3,5. A citologia a fresco, encontram-se flora de lactobacilos vaginais exacerbada, poucos leucócitos, células superficiais, muitos restos celulares e núcleos soltos. O diagnóstico é:
Qual a patologia cirúrgica que em geral apresenta de início: vômitos não-biliosos se iniciados após 3 semanas de vida, podendo surgir na 1ª semana de vida ou somente no 5º mês de vida?
Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:
Os defeitos de fechamento do tubo neural:
Compartilhar