Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.

A
O caso desse pedreiro deve ser considerado caso novo de tuberculose.
B
Para confirmação diagnóstica, deve ser realizada radiografia de tórax.
C
A suspeita de tuberculose baseou-se no fato de ser sintomático respiratório, ou seja, apresentar tosse há mais de dez dias.
D
O abandono ao esquema de tratamento aumenta o risco de desenvolver casos de multidroga resistência-TB MDR.
E
O tratamento deve ser feito em hospital para garantir acesso a exames complementares e medicamentos tuberculostáticos.
Uma criança de 3 anos de idade foi trazida ao pronto-socorro infantil, pois ao chorar, mãe percebeu que seu olho direito não ocluía completamente e a rima labial desviava para esquerda. Ao exame de otoscopia, apresentava abaulamento e hiperemia de membrana timpânica direita. Qual a conduta mais adequada para esse caso, além dos cuidados oculares:
A criptorquidia é um fator influente quanto à ocorrência de neoplasia testicular do homem jovem. Em quantas vezes o risco de ocorrência é elevado pela presença dessa alteração?
Em relação à linfa e ao linfoedema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em relação aos aneurismas arteriais, assinale a afirmativa CORRETA.
Compartilhar