Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.

A
O caso desse pedreiro deve ser considerado caso novo de tuberculose.
B
Para confirmação diagnóstica, deve ser realizada radiografia de tórax.
C
A suspeita de tuberculose baseou-se no fato de ser sintomático respiratório, ou seja, apresentar tosse há mais de dez dias.
D
O abandono ao esquema de tratamento aumenta o risco de desenvolver casos de multidroga resistência-TB MDR.
E
O tratamento deve ser feito em hospital para garantir acesso a exames complementares e medicamentos tuberculostáticos.
Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?
Paciente de 20 anos, feminina, estudante, foi atendida na emergência, após ter sido encontrada sonolenta ao lado de três cartelas vazias de medicamento. Apresentou duas convulsões antes de chegar ao hospital. Ao exame, encontra-se comatosa com Glasgow 7, pupilas midriáticas e fotorreagentes, PA = 70/50 mmHg, frequência cardíaca = 58 bpm, pele quente e seca, hálito etílico e ruídos hidroaéreos abolidos à ausculta abdominal. O ECG mostra QRS alargado e prolongamento do PR. Procedida intubação orotraqueal, lavagem gástrica e administração de carvão ativado. Qual a medicação a ser administrada, considerando a provável classe de fármaco ingerida pela paciente?
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Dentre os exames complementares abaixo, aquele que deve ser realizado para o diagnóstico de doença celíaca, numa criança de 18 meses com diarreia crônica, é:
Compartilhar