Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:

A
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral, 50 ml/kg em duas horas, manutenção da dieta normal para a idade.
B
Iniciar reidratação com hidratação endovenosa, após prescrever a terapia de reidratação oral e manutenção da dieta normal para a idade.
C
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, e orientar dieta hipofermentativa, retirando o leite de vaca da dieta da criança.
D
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, 10 ml/kg após cada evacuação diarreica ou vômito, além da manutenção da dieta normal para a idade.
E
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral ou água de coco, orientar dieta hipofermentativa com substituição do leite de vaca por leite com baixo teor de lactose.
Um lactente, com nove meses de idade, foi levado ao Pronto Atendimento porque, há 5 horas vem apresentando choro inconsolável, vômitos, fezes com sangue e distensão abdominal. A mãe refere que a criança ficou gripada há uma semana. Durante o exame físico, o pediatra palpou massa abdominal e solicitou radiografia simples de abdome que foi inespecífica e ultrassonografia de abdome total que mostrou anéis concêntricos de camadas hipoecóicas e hiperecóicas alternantes, com porção central hiperecóica (sinal da “rosquinha/alvo/olho de boi”). Foi encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia. Baseado nos sintomas apresentados, o quadro descrito é compatível com abdome agudo, tendo como causa
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. A operação a que o paciente em apreço foi submetido é considerada contaminada.
Sobre doenças inflamatórias intestinais, correlacione: 1) Doença de Crohn; 2) Retocolite ulcerativa; ( ) Lesão histológica típica é o granuloma não-caseoso. ( ) Infiltrado inflamatório intestinal transmural. ( ) Proctocolectomia total é curativa. ( ) Lesões "salteadas", envolvimento assimétrico do intestino e aparência em "pedras de pavimentação". ( ) É a que mais frequentemente se associa à colangite esclerosante. ( ) Anticorpos anca-p presentes em 75% dos paciente com esta doença. A sequência correta é:
Qual o nome da hérnia interna que pode acometer pacientes em pós-operatório de bypass gástrico pré-cólico (bariátrica), cujos limites sejam o mesocólon transverso e o mesentério da alça alimentar?
Compartilhar