Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:

A
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral, 50 ml/kg em duas horas, manutenção da dieta normal para a idade.
B
Iniciar reidratação com hidratação endovenosa, após prescrever a terapia de reidratação oral e manutenção da dieta normal para a idade.
C
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, e orientar dieta hipofermentativa, retirando o leite de vaca da dieta da criança.
D
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, 10 ml/kg após cada evacuação diarreica ou vômito, além da manutenção da dieta normal para a idade.
E
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral ou água de coco, orientar dieta hipofermentativa com substituição do leite de vaca por leite com baixo teor de lactose.
O procedimento mais efetivo na reanimação neonatal é:
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
O Lavado Peritonial Diagnóstico é uma ferramenta rápida na identificação de lesões intra-abdominais em casos de trauma contuso, em pacientes com hipotensão e sem indicação óbvia de exploração cirúrgica abdominal. É critério de positividade no Lavado Peritoneal Diagnóstico:
Compartilhar