Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:

A
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral, 50 ml/kg em duas horas, manutenção da dieta normal para a idade.
B
Iniciar reidratação com hidratação endovenosa, após prescrever a terapia de reidratação oral e manutenção da dieta normal para a idade.
C
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, e orientar dieta hipofermentativa, retirando o leite de vaca da dieta da criança.
D
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, 10 ml/kg após cada evacuação diarreica ou vômito, além da manutenção da dieta normal para a idade.
E
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral ou água de coco, orientar dieta hipofermentativa com substituição do leite de vaca por leite com baixo teor de lactose.
Homem, 72 anos, apresenta em ultrassonografia (USG) abdominal de rotina aneurisma de aorta abdominal infrarrenal, sacular com 3,5cm de diâmetro. A conduta mais adequada é:
Com relação as doenças congênitas da árvore biliar, é correto afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu ao ambulatório de otorrinolaringologia queixando de otorreia purulenta à esquerda há cerca de 3 anos. Refere que a otorreia é cíclica e piora quando mergulha ou quando fica gripada. Ao exame otoscópico apresenta perfuração na região atical com presença de lamelas. Tomografia computadorizada revela erosão do esporão de chausse. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Um paciente de 87 anos comparece ao hospital por comportamento agressivo. Paciente estava em casa, clinicamente bem, quando há um dia familiares referem alteração do comportamento, agressividade, fala desconexa e agitação psicomotora. O diagnóstico será dado mais provavelmente por:
Compartilhar