Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:

A
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral, 50 ml/kg em duas horas, manutenção da dieta normal para a idade.
B
Iniciar reidratação com hidratação endovenosa, após prescrever a terapia de reidratação oral e manutenção da dieta normal para a idade.
C
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, e orientar dieta hipofermentativa, retirando o leite de vaca da dieta da criança.
D
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação, 10 ml/kg após cada evacuação diarreica ou vômito, além da manutenção da dieta normal para a idade.
E
Iniciar a terapia de reidratação oral, com solução de reidratação oral ou água de coco, orientar dieta hipofermentativa com substituição do leite de vaca por leite com baixo teor de lactose.
Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:
Em lesão maligna de pele cuja ressecção envolve grande perda supericial de tecido, sua reconstrução deve ser feita preferencialmente:
Com relação aos distúrbios neurológicos relacionados ao alcoolismo crônico, qual das afirmações abaixo é falsa?
Homem de 35 anos procura seu clínico por quadro, iniciado três meses antes, de febre baixa vespertina, tosse seca, anorexia, perda ponderal e sudorese noturna. Seu exame físico revela presença de crepitações bibasais, sem broncoespasmo. Os exames laboratoriais mostram presença de eosinofilia (1.000 cel/mm³), com exame parasitológico de fezes e dosagem sérica de imunoglobulinas normais. A radiografia de tórax revela presença de infiltrado pulmonar periférico bilateral. Frente aos dados acima, a melhor opção terapêutica para o caso é prescrever:
Compartilhar