Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Vascular

Um professor de 44 anos de idade queixa-se de sensação de dor em queimação há cerca de 2 anos, na perna esquerda, com acentuação vespertina e cãibras noturnas. O exame físico do membro inferior esquerdo mostrou edema 3+ em 4+, hiperpigmentação em terço inferior da perna, microvarizes em região maleolar esquerda. Ele informa que há três anos sofreu acidente de moto que resultou em fratura da fíbula esquerda. Para esse paciente, o diagnóstico atual é:

A
Insuficiência venosa primária.
B
Síndrome isquêmica crônica.
C
Varizes secundárias.
D
Linfedema.
Em 2009, vimos crescer, entre os salões de beleza, a preocupação com os cuidados de higiene e a prevenção de doenças transmissíveis, fruto de um trabalho educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em uma conversa num salão carioca, você escuta que todos os tipos de hepatite infecciosa podem ser evitados com os cuidados de autoclavagem para esterilização do material. Você esclarece, então, que esta iniciativa é adequada para evitar a transmissão do vírus causador da hepatite:
Paciente, 40 anos de idade, apresentou secreção sero-hemática à expressão mamária, uniductal, unilateral. O exame palpatório das mamas foi normal. Não faz uso de fármacos. A mamografia e a ultrassonografia das mamas também não revela anormalidades. A conduta inicial é:
Selecione a alternativa em que a dosagem da troponina I seria conclusiva para a lesão miocárdica decorrente de isquemia miocárdica nas primeiras 12 horas após o início do quadro clínico. Assuma, em todas as situações, que a troponina não foi dosada previamente:
Um paciente de 72 anos, com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca compensada e doença pulmonar obstrutiva crônica moderada, tem agora diagnóstico de empiema pleural na sua fase organizada (crônica) em base do hemitórax anterolateral direito. Foi encaminhado por uma unidade de pronto atendimento para continuidade do tratamento. Neste caso, qual dos procedimentos abaixo deve ser indicado?
Compartilhar