Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia, desde os 5 anos, foi admitido com crises tônico-clônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação às síndromes epilépticas, pode-se afirmar que:
A
o quadro acima configurará estado de mal epiléptico (EME), somente se a duração for igual ou superior a 30 minutos.
B
na maioria das vezes a causa da descompensação das crises é a interrupção do tratamento sem orientação médica.
C
caso as crises não cessem com diazepam, a conduta seguinte é a infusão de fenitoína diluída em solução glicosada a 5%.
D
a dose de ataque de fenitoína para EME é de 5 mg/Kg.
E
hipoglicemia prolongada não pode promover EME.
Outras questões
Um homem de 63 anos refere que, há cerca de 1 ano, vem apresentando dificuldade para iniciar a micção, fazendo muito esforço durante, com jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Toque retal: próstata aumentada com peso de cerca de 60g, consistência fibroelástica e sem nódulos. A conduta inicial é:
Criança 5 anos, sem relato de doença prévia, apresentou sangramento retal volumoso. Foi internada para investigação. Solicitado hemograma que revelou queda importante do hemotócrito, porém endoscopia digestiva alta e colonoscopia normais. Qual provável diagnóstico:
No tratamento de Tumores Malignos da Pálpebra, analise: I. O carcinoma de célula escamosa excisão cirúrgica mais ampla do que os outros tumores.; II. O carcinoma de célula sebácea é particularmente sensível a radioterapia.; III. A taxa de recorrência é mais alta após o tratamento com crioterapia do que com radioterapia.; IV. A excisão local é o tratamento de escolha.; V. A crioterapia está baseada em temperaturas entre -10 e -20 graus centígrados. Estão corretas as alternativas :
Está associado com catarata anterior capsular ou sub capsular, é INCORRETO afirmar: