Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia, desde os 5 anos, foi admitido com crises tônico-clônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação às síndromes epilépticas, pode-se afirmar que:

A
o quadro acima configurará estado de mal epiléptico (EME), somente se a duração for igual ou superior a 30 minutos.
B
na maioria das vezes a causa da descompensação das crises é a interrupção do tratamento sem orientação médica.
C
caso as crises não cessem com diazepam, a conduta seguinte é a infusão de fenitoína diluída em solução glicosada a 5%.
D
a dose de ataque de fenitoína para EME é de 5 mg/Kg.
E
hipoglicemia prolongada não pode promover EME.
Mãe de criança de 2 anos que apresenta diagnóstico de estrabismo convergente unilateral direito, procura sua clínica para orientações. Assinale a alternativa correta:
Homem de 22 anos, vítima de trauma automobilístico é trazido ao hospital pelo resgate. Após a avaliação e estabilização iniciais, detecta-se desalinhamento ao nível da coxa no membro inferior direito e ausência de pulsos distais neste membro. Após as avaliações necessárias foi indicada reconstrução arterial. A alternativa que descreve a forma de reconstrução recomendada é:
Menino, oito anos, iniciou quadro de dor escrotal aguda há três horas. Diz que a dor iniciou insidiosamente, piorou com o passar do tempo. O exame físico revelou testículo bem posicionado na bolsa, sinal de Angel negativo e reação de hiperemia com ponto azulado central, localizado, e de aproximadamente 1,0 cm, nega queixas urinárias. Indique a sua principal hipótese diagnóstica e a primeira conduta a ser tomada:
Homem, 43 anos de idade, foi submetido a cateterismo uretral com sonda Foley 20 Fr após a indução anestésica para cirurgia eletiva. Ao ser insuflado o balão da sonda, observou-se uretrorragia de moderada intensidade. Qual a conduta inicial?
Compartilhar