Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia, desde os 5 anos, foi admitido com crises tônico-clônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação às síndromes epilépticas, pode-se afirmar que:

A
o quadro acima configurará estado de mal epiléptico (EME), somente se a duração for igual ou superior a 30 minutos.
B
na maioria das vezes a causa da descompensação das crises é a interrupção do tratamento sem orientação médica.
C
caso as crises não cessem com diazepam, a conduta seguinte é a infusão de fenitoína diluída em solução glicosada a 5%.
D
a dose de ataque de fenitoína para EME é de 5 mg/Kg.
E
hipoglicemia prolongada não pode promover EME.
Sobre convulsão febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: () A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia; () Para a maioria dos pacientes o tratamento profilático é dispensável; () Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia; () As CF podem preceder síndromes epilépticas; () A idade da 1ª crise se relaciona ao risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Considere os achados abaixo: I. Presença de bronquiectasias; II. Presença de carcinoma brônquico; III. Presença de Streptococcus pneumoniae. Quais deles devem ser considerados na avaliação de um paciente que apresenta pneumonias de repetição ou pneumonias que não respondem a tratamento adequado?
Jovem de 22 anos, professora de educação infantil com carga horária de 40 horas semanais, consultou por quadro de disfonia que piora durante a semana e melhora quando faz repouso vocal. Não apresentava queixas vocais até o início de suas atividades profissionais há 6 meses. Informou ter rinite alérgica. Qual o diagnóstico mais provável?
Considere as assertivas abaixo sobre Lúpus Eritematoso: I. As mucosas não apresentam lesões no Lúpus Eritematoso Sistêmico. II. Manifestações cutâneas, como rash eritematoso facial e fotossensibilidade, estão entre as lesões que mais aparecem nos pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. III. As lesões discoides ocorrem somente no Lúpus Eritematoso Cutâneo. Quais são as CORRETAS?
Compartilhar