Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
A
A icterícia, quanto ao tempo de aparecimento, deve ser classificada como precoce porque surgiu nas primeiras 24 horas de vida pós-natal.
B
O diagnóstico de certeza da causa de icterícia é doença hemolítica perinatal ABO.
C
Quanto à zona dérmica de progressão craniocaudal da icterícia, é correto considerar como zona III de Kramer.
D
O nível de bilirrubinemia é esperado em torno de 12 mg/dl.
E
Como medida terapêutica inicial, está indicada a fototerapia intensiva.
Outras questões
Criança de 2 anos de idade encontra-se internada em ventilação pulmonar mecânica e subitamente apresenta parada cardíaca. Considerando que há dois médicos para atendê-la, a conduta CORRETA neste atendimento consiste em:
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, julgue o item a seguir. Quando administrada na PCR, a ação farmacológica da adrenalina promove a vasoconstrição (efeito alfa), o que eleva a pressão de perfusão durante a compressão torácica e aumenta a liberação de oxigênio para o coração.
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, julgue o item a seguir. Nos casos em que uma criança em PCR se encontra sem pulso palpável e com assistolia indicada pelo eletrocardiograma, a conduta imediata indicada é proceder à desfibrilação elétrica (choque) com o auxílio de pás de adulto e carga de choque inicial de dois joules por quilo de peso.
Julgue o item subsecutivo, que trata de distúrbios endócrinos, hematológicos, reumatológicos e renais encontrados com frequência em pacientes que procuram ambulatório de ginecologia. Para paciente em fase de menacme, usuária de contracepção hormonal contínua, que apresente dor pélvica intensa e aguda em cólica, irradiada do ângulo costovertebral para a região inguinal, e exame sumário de urina com hematúria, deve ser solicitada a realização de ecografia para confirmar o provável diagnóstico de litíase renal.