Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
A
A icterícia, quanto ao tempo de aparecimento, deve ser classificada como precoce porque surgiu nas primeiras 24 horas de vida pós-natal.
B
O diagnóstico de certeza da causa de icterícia é doença hemolítica perinatal ABO.
C
Quanto à zona dérmica de progressão craniocaudal da icterícia, é correto considerar como zona III de Kramer.
D
O nível de bilirrubinemia é esperado em torno de 12 mg/dl.
E
Como medida terapêutica inicial, está indicada a fototerapia intensiva.
Outras questões
No diagnóstico diferencial entre Esteato-Hepatite Não Alcoólica (EHNA) e a hepatite alcoólica, do ponto de vista laboratorial, podemos considerar como sugestivo da doença não alcoólica:
Mulher, 65 anos, assintomática, realiza ecografia de rotina na qual são identificados cálculos na vesícula biliar. Em relação a este caso, são apresentadas as assertivas abaixo: I. Se os cálculos forem maiores que 3 cm de diâmetro, há indicação de tratamento cirúrgico pelo risco aumentado de complicações. II. Se houver calcificação da parede da vesícula biliar, deve-se realizar colecistectomia pelo risco de surgimento de neoplasia. III. Com o advento das técnicas minimamente invasivas, sempre se indica a remoção cirúrgica da vesícula biliar na presença de cálculos. Qual é a alternativa correta?
<P>Um paciente de 14 anos apresentou febre alta de início súbito há cinco dias, acompanhada de dores musculares. Evoluiu com intensa icterícia e oligoanúria. Está lúcido e cooperativo. Nota-se uma hemorragia subconjuntival. O restante do exame físico não tem alterações. Está normotenso. Os resultados laboratoriais são: TGO (AST) = 162 U/L; TGP (ALT) = 133 U/L; ureia = 260 mg% e creatinina = 5 mg%. O hemograma mostra 17 mil leucócitos, com desvio para a esquerda. A radiografia de tórax é normal. O diagnóstico mais provável é o de:</P>
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Ainda com relação ao tema suicídio, assinale a alternativa verdadeira.