Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Uma menina de 1 ano de idade chega ao pronto-socorro, com história de febre, atingindo temperatura máxima de 38,2ºC, há 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, descorada +, eupneica, acianótica, com boa perfusão periférica. FC de 120/min e FR de 34/min. Não apresenta sinais meníngeos, os pulmões estão livres. Na orofaringe, é observado hipertrofia de amígdalas, com presença de exsudado branco e gânglios cervicais posteriores moderadamente aumentados. A conduta mais adequada é:

A
penicilina benzatina 300 000 UI IM.
B
penicilina benzatina 600 000 UI IM.
C
amoxicilina VO, por 10 dias.
D
amoxicilina e ácido clavulânico VO, por 7 dias.
E
tratamento sintomático e observação.
O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:
Paciente comparece ao ambulatório com queixa de constipação crônica. Ao exame físico apresenta com ampola retal sem fissuras, tônus esfincteriano preservado. O tratamento de primeira linha para essa situação é:
Qual das manifestações clínicas abaixo relacionadas é um sinal de alarme e aponta para a indicação precoce de endoscopia num paciente com esofagite de refluxo?
Quais dos exames abaixo são mais indicados para avaliar função hepática?
Compartilhar