Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Uma menina de 1 ano de idade chega ao pronto-socorro, com história de febre, atingindo temperatura máxima de 38,2ºC, há 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, descorada +, eupneica, acianótica, com boa perfusão periférica. FC de 120/min e FR de 34/min. Não apresenta sinais meníngeos, os pulmões estão livres. Na orofaringe, é observado hipertrofia de amígdalas, com presença de exsudado branco e gânglios cervicais posteriores moderadamente aumentados. A conduta mais adequada é:

A
penicilina benzatina 300 000 UI IM.
B
penicilina benzatina 600 000 UI IM.
C
amoxicilina VO, por 10 dias.
D
amoxicilina e ácido clavulânico VO, por 7 dias.
E
tratamento sintomático e observação.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção muito grave que acomete o canal auditivo externo e a base do crânio. Em nossa atualidade se trata de uma infecção rara, mas tem alta morbidade e potencialmente fatal. Sobre essa situação clínica, indique a alternativa considerada INADEQUADA.
A transposição de grandes artérias é uma cardiopatia congênita dependente de canal arterial, que se não diagnosticada precocemente pode levar o recém-nascido ao óbito. Qual é a cirurgia corretiva para essa cardiopatia?
Em relação ao câncer de próstata, assinale a única alternativa INCORRETA:
Em relação às manifestações clínicas da oclusão arterial crônica, analise as afirmações a seguir. I. A claudicação intermitente é um sintoma que pode ser considerado patognomônico da lesão arterial oclusiva crônica. II. A dor da claudicação é descrita como constritiva, em câimbra ou cansaço. Acomete determinado grupo muscular (mais frequentemente a panturrilha), normalmente desencadeada pelo repouso prolongado do paciente, principalmente na posição ortostática. III. As úlceras isquêmicas apresentam fundo pálido, tendem a expor tendões e localizam-se mais frequentemente na região pré-tibial ou em áreas de pressão sendo extremamente dolorosas e normalmente acompanham áreas de necrose cutânea e gangrena. IV. As placas de necroses normalmente ocorrem nos pés (polpas de pododáctilos ou áreas de pressão) sendo o tecido enegrecido indolor o seu aspecto característico, às vezes delimitado por área isquêmica hiperemiada extremamente dolorosa. Estão CORRETAS apenas as afirmações.
Compartilhar