Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um recém-nascido é colocado em fototerapia contínua por hiperbilirrubinemia indireta. No segundo dia de fototerapia apresenta níveis de bilirrubina conjugada acima de 2 mg/dL. Qual dos achados abaixo pode ocorrer caso o RN permaneça em fototerapia?

A
Aumento da perda hídrica insensível;
B
Aumento da perda hídrica fecal;
C
Lesão retiniana;
D
Síndrome do “Bebê Bronzeado”.
Mulher de 55 anos de idade queixa-se de prurido e dor anal contínua, acompanhados de perda de sangue vivo. Refere antecedente de infecção genital por HPV e hábito intestinal normal. Apresenta nódulos em região de pregas inguinais e lesão ulcerada endurecida de 3 cm próxima à borda anal. Considera-se mais provável a hipótese de:
Paciente com história de mancha hipercrômica ovalada que surge após o uso de analgésicos, desaparece gradualmente após a suspensão da medicação e recidiva no mesmo local após nova exposição à droga. Trata-se provavelmente de
Mulher com 20 anos de idade procura o pronto-socorro, acompanhada de seus pais, com queixas de taquicardia, dispneia, sensação de sufocamento, tontura e tremores há aproximadamente uma hora. A cliente relatou que estava tranquilamente em sua residência assistindo televisão, quando subitamente sentiu um desconforto, com os sintomas aqui relatados, que duraram aproximadamente vinte minutos. A remissão completa ocorreu anteriormente à sua chegada ao pronto-socorro. Embora a paciente estivesse muito preocupada de correr risco de morte, sua mãe informou que nas últimas três semanas esse quadro ocorreu por três vezes, sendo atendida nesse mesmo hospital, onde houve uma investigação clínica, sem a constatação de qualquer alteração. Qual o diagnóstico mais provável?
É considerado condição de baixo risco para complicações pulmonares no pós-operatório:
Compartilhar