Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Um recém-nascido é transferido de outro hospital e transportado pelo SAMU. Quando solicitado o leito, o médico relatou se tratar de um recém-nascido a termo, nascido após cesárea marcada a pedido da gestante. O líquido amniótico foi claro. O Apgar foi 6 e 8. Recebeu oxigênio inalatório devido à cianose. Como persistiu com cianose, com hipótese de cardiopatia congênita, o oxigênio foi suspenso. Após transporte, que demorou em torno de três horas, o recém-nascido chegou a este serviço com 7 horas de vida, em más condições, cianose generalizada, saturação de oxigênio variando de 55 a 60% e má perfusão. Um médico socorrista relata que foi mantido sem oxigênio no transporte. Imediatamente foi intubado, colocado em ventilação mecânica com FiO2 = 100%; houve melhora progressiva com saturação chegando a 92%. Pelo exame físico, a idade gestacional foi de 36 semanas. RX de tórax evidenciou pulmões hiperinsuflados, com infiltrado difuso bilateral e área cardíaca um pouco aumentada. Diante deste relato, pode-se afirmar:

A
A presença de sopro cardíaco na sala de parto poderia justificar a hipótese de cardiopatia e contraindicar a oxigenioterapia.
B
Em recém-nascido a termo ou limítrofe de pré-termo para termo, a presença de líquido nos pulmões pode explicar a evolução observada.
C
Antes da realização de ecocardiograma, com hipótese de cardiopatia congênita cianosante, o oxigênio é contraindicado por estimular o fechamento do canal arterial.
D
A cesárea realizada sem trabalho de parto prévio pode levar o recém-nascido a não se adaptar ao ambiente extrauterino, mantendo a circulação fetal e justificando a contraindicação do oxigênio inalatório.
E
Para o adequado manejo deste recém-nascido, a recomendação é de se dispor de maior número de leitos de UTI neonatais, pois o transporte de recém-nascidos é crítico e as três horas de duração, neste caso, justificam as más condições do recém-nascido na chegada.
O papel da linfadenectomia estendida para o câncer de estômago ainda é controverso. De acordo com a classificação do agrupamento de linfonodos regionais pela localização do tumor primário, qual estação NÃO pode ser classificada como dissecção D2?
Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:
São genes sabidamente envolvidos na carcinogênese colorretal, EXCETO:
Os critérios de Amsterdam são dados clínicos para o diagnóstico de câncer colorretal hereditário não polipoide (HNPCC). Deve-se identificar pelo menos três parentes com câncer de cólon e todos os seguintes dados, EXCETO:
Compartilhar