Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Neonatologia

Um recém-nascido no quinto minuto de vida foi avaliado clinicamente com cianose de extremidades, frequência cardíaca de 130 bpm, espirros ao ser aspirado pelas narinas, choro débil e discreta flexão de extremidades. De acordo com o boletim de APGAR, que nota esse recém-nascido deverá receber no quinto minuto de vida?

A
6.
B
7.
C
8.
D
9.
Em relação à Coarctação da Aorta, assinale a alternativa incorreta:
Um menino de 10 anos está no oitavo dia de pós-operatório de apendicectomia e é levado por seu pai, um trabalhador rural, ao Pronto Atendimento (PA) do H.E.L.G.J.. O menino teve alta no terceiro pós-operatório, em boas condições, tendo a cirurgia e o pós-operatório até a alta hospitalar transcorrido de forma satisfatória. Ao deixar o hospital, foi orientado a tomar antibiótico por mais sete dias, mas não tomou. O pai conta que há três dias seu filho se queixa de dor na incisão cirúrgica e que há dois dias a dor piorou, ficando a cicatriz mais elevada e vermelha. A criança está febril (38°C) e a incisão está bastante abaluada, quente, muito dolorosa e hiperemiada. Trata-se de uma incisão de McBurney e ainda está com os pontos. Como médico do PA, você deve:
Encontramos no período pós-operatório precoce a seguinte alteração endócrina metabólica:
Uma criança de seis semanas de idade foi levada ao pronto-socorro pela mãe, preocupada com o seu filho, que, após se alimentar, apresentava vômitos severos, não biliosos. Nos intervalos dos episódios de vômitos, a criança se alimentava avidamente. Ao exame, a criança encontrava-se desidratada e subnutrida, com movimentos peristálticos no andar superior do abdome. Nesse caso, o diagnóstico é:
Compartilhar