Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:

A
Um aumento de 8 mmHg na pressão arterial sistólica durante a respiração.
B
Um pulso periférico, na maioria das vezes, pronunciado.
C
Um exagero da redução normal relacionada à queda da pressão arterial sistólica durante a inspiração (> 10 mmhg).
D
Uma frequência reduzida nos casos de tamponamento.
Izaura, 85 anos, teve queda da própria altura há uma hora. Ao ser atendida pelo SAMU, queixou-se de intensa dor no quadril esquerdo, com grande limitação funcional do membro inferior esquerdo. Como comorbidades, relatou Diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Ao exame ortopédico, demonstrou discreta rotação externa do membro inferior esquerdo e muita dor do quadril à movimentação passiva. RX da bacia demonstrou acentuada osteoporose e fratura do colo do fêmur esquerdo, com acentuado desvio. O tratamento indicado, neste caso, é:
Os micro-organismos isolados com maior frequência nos casos de diarreia aguda na população frequentadora de creche, são:
O urinoma (extravasamento de urina perirenal associado a trauma renal):
A maioria dos casos de Infecção por Vírus Respiratório (IVR) em lactentes é de pouca gravidade; entretanto um terço deles desenvolvem sinais de acometimento de vias aéreas inferiores e podem necessitar de hospitalização. Podem ser citados como determinantes da hospitalização dessas crianças: I - antecedente de prematuridade. II - exposição ambiental a numerosos agentes infecciosos, como os frequentadores de creches. III - cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica. Está (ão) correta(s):
Compartilhar