Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:

A
Um aumento de 8 mmHg na pressão arterial sistólica durante a respiração.
B
Um pulso periférico, na maioria das vezes, pronunciado.
C
Um exagero da redução normal relacionada à queda da pressão arterial sistólica durante a inspiração (> 10 mmhg).
D
Uma frequência reduzida nos casos de tamponamento.
Paciente, 18 anos, sexo masculino, procura atendimento médico pois há 48 horas iniciou com quadro de dor discreta em região epigástrica acompanhado de enjoo. Há 24 horas refere dor localizada em fossa ilíaca direita seguido de um episódio de vômito e um pico febril de 38,5 graus. No exame físico, apresentava dor à palpação da fossa ilíaca direita com descompressão brusca dolorosa. Apresentava ainda sinal de Rovsing positivo. Nos exames laboratoriais foi evidenciado leucocitose de 18.000/ml e leucocitúria discreta. Sobre o caso descrito, qual a alternativa correta?
Lactente de 5 meses é admitido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal em cólica há 12 horas. Associado, apresentou 2 episódios de vômitos de conteúdo alimentar, fezes diarreicas e um episódio de evacuação com aspecto de "geléia de morango" (muco e sangue). No exame físico apresentava adbome levemente distendido, depressível à palpação com FID "vazia" e massa palpável em região epigástrica. Qual a principal hipótese diagnóstica e exame de escolha para confirmação?
Hérnia que tem como conteúdo o Divertículo de Meckel é denominada:
Homem, 63 anos, com diagnóstico de obstrução da artéria femoral superficial, queixa-se, há um ano, de claudicação intermitente da panturrilha para distância superior a 300 metros. Esse problema não impõe limite à sua atividade profissional, nem às suas formas usuais de lazer. Qual é a conduta correta para o caso?
Compartilhar