Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Um residente de clínica médica se deparou com um paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica que apresentava pulso paradoxal. O pulso paradoxal se caracteriza por:

A
Um aumento de 8 mmHg na pressão arterial sistólica durante a respiração.
B
Um pulso periférico, na maioria das vezes, pronunciado.
C
Um exagero da redução normal relacionada à queda da pressão arterial sistólica durante a inspiração (> 10 mmhg).
D
Uma frequência reduzida nos casos de tamponamento.
Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela "classificação de Bi-rads IV". Foi ao médico com amiga e, por insistência dela. Leila relata que vem sendo acometida por “pensamentos desagradáveis’’ sobre sexualidade. Reconhece estes pensamentos como seus, eles a constrangem e a fazem se afastar das pessoas, e a única forma que encontrou para tentar se livrar da ansiedade que lhe provocam é lavando as mãos várias vezes ao dia. Com estas informações, a principal hipótese diagnóstica é:
Assinale a alternativa que melhor descreve a colite isquêmica.
Pólipo colorretal não-familial em crianças:
Compartilhar