Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Um residente (R3) de ginecologia atende uma mulher em idade reprodutiva. A paciente se queixa de “dor à evacuação” e demonstra muita preocupação, pois observou sangue nas fezes. A seguir realizou uma colonoscopia com resultado normal. Referia também ciclos menstruais irregulares. Após solicitar alguns exames complementares, o residente esclareceu a paciente de que se tratava de uma endometriose do tipo:

A
Endometriose Peritoneal.
B
Endometriose Septo Reto-Vaginal.
C
Endometriose Vesical.
D
Endometriose Ovariana.
E
Endometrioma do Ovário
Homem, 62a, tabagista e ex-etilista, apresenta disfonia progressiva e odinofagia há 6 meses. Exame físico: linfonodomegalia cervical nível III à esquerda. O DIAGNÓSTICO CLÍNICO, OS EXAMES DE ESTADIAMENTO E DE CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA SÃO:
Paciente do sexo feminino, 73 anos, comparece à consulta médica, informando que durante o último ano apresentou perda espontânea de 5 kg. Afirma que está inapetente e que observou dificuldade crescente para realizar atividades habituais como subir no ônibus ou levantar-se da cadeira. Relata grande fadiga. Nega humor deprimido ou anedonia. Ao exame físico, nota-se redução da força muscular, medida através da força de preensão palmar. A paciente afirma que passou por diversos médicos sem receber um diagnóstico preciso. Traz vários exames realizados que se mostraram normais. O diagnóstico mais provável para a paciente é:
Paciente do sexo feminino, de 65 anos, com osteoporose pós-menopausa, estava tomando semanalmente 70 mg de alendronato há 25 meses quando após uma queda da própria altura apresentou fratura de Colles. Nesse caso:
Qual dos parâmetros abaixo, faz parte da avaliação clínica da idade gestacional pelo método New Ballard?
Compartilhar