Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte.
Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
A
hemocultura, anti-HIV, anti-HCV, anti-HBs.
B
hemocultura, anti-HIV, anti-HCV, IgM anti-HVA.
C
HBsAg, anti-HCV, anti-HBc, anti-HIV.
D
anti-HBs, anti-HCV, HBsAg, anti-HIV.
E
hemocultura, anti-HCV, anti-HIV, anti-HBsAg.
Outras questões
O diagnóstico de convulsão febril na infância é eminentemente clínico e, para tanto, alguns critérios devem ser considerados. Dos critérios abaixo, qual tem relação com convulsão febril?
Analise os itens abaixo sobre as doenças por deposição de cristais: I - A gota decorre de um estado de aumento nos níveis de ácido úrico que acarreta a formação de cristais de monourato de sódio em diversos tecidos, destacando-se, pela frequência, as articulações, as estruturas periarticulares, os rins e o subcutâneo. II - Na gota, na análise do líquido sinovial, encontramos: presença de cristais de monourato de sódio, extra e intracelular. Esses cristais são finos e têm pontas afiladas com birrefringência negativa à luz polarizada. Também detectamos presença de polimorfonucleares em grande quantidade na fase aguda. III - A gota caracteriza-se por elevação persistente do nível sérico do ácido úrico. Portanto, no tratamento da crise articular (crise de gota) o tratamento da hiperuricemia deve ser imediatamente iniciado para reduzir os níveis de ácido úrico e melhorar o processo inflamatório. Está CORRETO o que se afirma em:
Paciente com três anos de idade, do sexo masculino, com febre alta há 5 dias e irritabilidade importante. Está usando apenas dipirona VO. Ao exame físico detecta-se: exantema polimorfo mais intenso em tronco sem lesões em alvo, eritema de palmas e plantas, hiperemia conjuntival bilateral, adenomegalia cervical anterior e posterior dolorosa, língua em framboesa, com lábios rachados e sem alterações em amígdalas palatinas. A principal hipótese diagnóstica é:
Com relação à punção percutânea de veia subclávia para colocação de um cateter, assinale a afirmativa INCORRETA.