Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Infectologia

Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:

A
hemocultura, anti-HIV, anti-HCV, anti-HBs.
B
hemocultura, anti-HIV, anti-HCV, IgM anti-HVA.
C
HBsAg, anti-HCV, anti-HBc, anti-HIV.
D
anti-HBs, anti-HCV, HBsAg, anti-HIV.
E
hemocultura, anti-HCV, anti-HIV, anti-HBsAg.
Paciente com tosse crônica (> 8 semanas), radiografia do tórax normal e sem uso de inibidores da ECA. A causa mais frequente é:
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Paciente de 24 anos inicia quadro de corrimento vaginal não pruriginoso, com odor fétido que se acentua no período menstrual. Ao exame ginecológico observa-se vagina sem reação inflamatória, presença de discreto corrimento acinzentado e cérvice de aspecto normal. Considerando a principal hipótese diagnóstica é correto afirmar:
Homem, 79 anos, refere alteração no hábito intestinal há 1 ano, passando a evacuar várias vezes ao dia, em pequena quantidade, com muco e estrias de sangue nas fezes. Relata dor retal e perda ponderal de 10 kg no período. A abordagem inicial, o provável diagnóstico e o tratamento mais adequado são:
Compartilhar