Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um RN a termo AIG nasceu com 50 cm de estatura e perímetro cefálico de 35 cm. Considerando o incremento estatural normal e do perímetro cefálico (PC) no 1º ano de vida, qual a estatura e o PC esperados para essa criança aos 6 meses de idade, respectivamente?

A
65 cm, 44 cm.
B
60 cm, 46 cm.
C
70 cm, 45 cm.
D
75 cm, 47 cm.
E
80 cm, 48 cm.
Com base em estudos epidemiológicos, um programa de saúde coletiva com enfoque preventivo deve prever a execução de colpocitologia oncótica para rastreamento do câncer de colo uterino, pelo menos a cada:
Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:
O bebê de Elis, Ícaro, nasceu há 8 dias, a termo, com peso adequado à idade gestacional. Está em aleitamento exclusivo. Elis está preocupada pois não evacua há 3 dias e está com bolinhas vermelhas no rosto, brotoeja. Ao exame clínico, as alterações são as referidas pápulas vermelhadas no rosto, fimose e presença do colo umbilical. Já fez o teste do Pezinho, mas ainda não foi vacinado. Sua conduta é:
Escolar, sete anos, é trazido ao Serviço de Emergência Pediátrica do HUAP devido a edema palpebral percebido pela mãe há dois dias. Paciente relata diminuição na diurese desde o dia anterior. Ao exame, revela bom estado geral, RCR 2T, eupneico, MV sem RA, PA de 130 X 90, com edema bipalpebral. Mãe relata a presença de seis lesões impetiginadas nas pernas do filho há cerca de duas semanas. Em relação ao caso em tela, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar