Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Um senhor de 53 anos chega ao PS relatando ter acordado às 3h da madrugada devido a uma cefaleia súbita, de forte intensidade, acompanhada de 2 episódios de vômitos. Nega episódios semelhantes previamente. Tem antecedente de hipertensão e faz uso regular de captopril. Após analgesia EV refere estar melhor. Qual a conduta que se deve tomar?

A
Liberar com prescrição de antiinflamatório e seguimento ambulatorial.
B
Realizar TC de crânio e dar alta se o exame estive normal.
C
Proceder à coleta de LCR para destacar hemorragia subaracnoidea caso a TC esteja normal.
D
Solicitar angiografia cerebral se o LCR estiver sem alterações.
E
Iniciar tratamento empírico para meningite por Listeria monocytogenes.
Em relação à resposta endócrina no trauma é correto afirmar, que ocorre aumento de todos abaixo, exceto:
Paciente do sexo masculino, com 78 anos de idade, apresenta hérnia inguinal direita. Foi submetido à uma hernioplastia pela técnica de Lichtenstein. No primeiro dia de pós-operatório apresentou aumento importante do volume e dor no testículo ipsilateral. Ao ultrassom Doppler, verifica-se ausência de fluxo sanguíneo no testículo direito. Qual a causa da orquite isquêmica?
Em paciente jovem com história de sinusite, hemoptise e pneumonias de repetição, o diagnóstico mais provável é:
O tratamento cirúrgico da doença hemorroidária é um procedimento doloroso e muitos estudos têm sido realizados e propostos para diminuir esta sintomatologia. Segundo as Diretrizes Médicas da Associação Médica Brasileira, o estudo experimental ou observacional de melhor consistência, que tem demonstrado menor quantidade de medicação analgésica no pós-operatório, promove uma cicatrização mais rápida da ferida operatória e permite um retorno mais precoce às atividades laborativas é a:
Compartilhar