Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Um senhor de 53 anos chega ao PS relatando ter acordado às 3h da madrugada devido a uma cefaleia súbita, de forte intensidade, acompanhada de 2 episódios de vômitos. Nega episódios semelhantes previamente. Tem antecedente de hipertensão e faz uso regular de captopril. Após analgesia EV refere estar melhor. Qual a conduta que se deve tomar?

A
Liberar com prescrição de antiinflamatório e seguimento ambulatorial.
B
Realizar TC de crânio e dar alta se o exame estive normal.
C
Proceder à coleta de LCR para destacar hemorragia subaracnoidea caso a TC esteja normal.
D
Solicitar angiografia cerebral se o LCR estiver sem alterações.
E
Iniciar tratamento empírico para meningite por Listeria monocytogenes.
Em relação aos ferimentos penetrantes de carótida, é correto afirmar:
A Síndrome de Gilles de la Tourette, que frequentemente tem como comorbidade o transtorno obsessivo compulsivo e/ou o distúrbio da deficiência da atenção, com ou sem hiperatividade,está relacionada a:
Neonatologista recebeu na sala de parto, um bebê filho de mãe com pré-eclampsia grave, hipotônico e cianótico. Colocou-o sob uma fonte de calor radiante, enxugando-o, assegurou-lhe a permeabilidade das vias aéreas e continuou a reanimação neonatal. Com 1 minuto obteve: Frequência cardíaca = menor que 100 bpm, Movimento respiratório = ausente, Tonus = alguma flexão, Reflexos = ausente e Cor = Azul-pálida. No 5º minuto: Frequência Cardíaca = maior que 100 bpm, Movimento Respiratório = irregular, Tonus = Alguma flexão, Reflexos = choro forte, Cor = Rósea. O Apgar foi:
NÃO está associada à obesidade na infância e adolescência:
Compartilhar