Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?

A
Vacina oral contra pólio + vacina contra hepatite B por risco de superinfecção por hepatite Delta.
B
Não recomendaria nenhum cuidado específico.
C
Recomendaria Mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem.
D
Recomendaria cloroquina por 4 semanas.
E
Recomendaria mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem e as manteria por 4 semanas após a saída da area “malarígena”.
Cynara, 30 anos, gesta II para I, hipertensa e diabética tipo I. Está na 8ª semana de gestação e apresenta sangramento de pequena quantidade e cólicas discretas há 3 dias, que cessaram hoje cedo pela manhã. A ultrassonografia realizada há 2 semanas evidenciou gestação tópica com embrião de 6 semanas e batimentos cardíacos presentes. Ao exame especular apresenta sangramento vaginal muito discreto e, ao toque, útero aumentado de tamanho (+/- 10 cm) e colo fechado. O provável diagnóstico clínico é:
João evolui com instabilidade hemodinâmica e oligoanúria. A creatinina sérica é 5,8 mg/dl e tem 54000 plaquetas/mm³. A radiografia de tórax mostra infiltrado pulmonar bilateral. Entubado, com saída de sangue vivo pelo tubo e colocado em assistência ventilatória. A seguir, apresenta parada cardíaca e o monitor mostra fibrilação ventricular. Foi iniciado protocolo atual de reanimação cardiorrespiratória. O ritmo cardíaco foi refratário a duas tentativas de desfibrilação. Neste momento a conduta é administrar:
São fatores contribuintes na infecção pelo HPV:
Gestante com 16 semanas, em consulta de pré-natal apresenta VDRL (+) título de 1/8. Na história pregressa nega antecedente sifilíticos. Dentre as afirmativas abaixo assinale a correta.
Compartilhar