Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?

A
Vacina oral contra pólio + vacina contra hepatite B por risco de superinfecção por hepatite Delta.
B
Não recomendaria nenhum cuidado específico.
C
Recomendaria Mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem.
D
Recomendaria cloroquina por 4 semanas.
E
Recomendaria mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem e as manteria por 4 semanas após a saída da area “malarígena”.
Os pacientes portadores de doença arterial carotídea podem apresentar manifestações clínicas com graus variados, exceto:
Paciente masculino, de 70 anos de idade, foi submetido a prostatectomia radical para tratamento de câncer de próstata. A cirurgia foi realizada sem intercorrências, o paciente levantou 8 horas após o término da cirurgia e a seguir apresentou dispneia, hipoxemia, taquicardia e hemoptise. O diagnóstico mais provável é;
Das drogas abaixo, quais podem ser administradas via endotraqueal?
Você avalia um lactente de 3 meses de vida com hérnia umbilical, macroglossia e visceromegalia. Apresentou peso de nacimento de 4300g e hipoglicemia no período neonatal. Levando em consideração a síndrome apresentada por esse lactente, responda qual dos tumores abaixo é o mais provável que essa criança pode vir a ter?
Compartilhar