Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?
A
Vacina oral contra pólio + vacina contra hepatite B por risco de superinfecção por hepatite Delta.
B
Não recomendaria nenhum cuidado específico.
C
Recomendaria Mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem.
D
Recomendaria cloroquina por 4 semanas.
E
Recomendaria mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem e as manteria por 4 semanas após a saída da area “malarígena”.
Outras questões
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Paciente de 28 anos, grávida com 32 semanas de gestação, é vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal contuso. Dá entrada no setor de emergência torporosa com insuficiência respiratória e choque circulatório. A respiração apresenta roncos e estridores. O murmúrio vesicular está diminuído à esquerda. Entre as medidas a serem tomadas no atendimento, é prioritária:
Lactente de 18 meses foi atendido há dois dias na emergência com quadro de pneumonia, sendo liberado para tratamento domiciliar com amoxicilina, 50 mg/kg/dia que vinha sendo feito conforme as orientações adequadamente fornecidas. Voltou hoje, sem febre ainda tossindo como há dois dias atrás, com frequência respiratória de 51 ipm, apresentando também retração subcostal, qual a conduta a ser tomada: