Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Um soldado suíço relata viagem que fez à Bacia Amazônica, no mês de outubro de 2008, por um período curto. Um amigo em comum sabe que você é médico residente e que gosta e se interessa por assuntos da infectologia e pergunta-lhe se há algum cuidado a ser recomendado para seu amigo viajante. O que você recomendaria?

A
Vacina oral contra pólio + vacina contra hepatite B por risco de superinfecção por hepatite Delta.
B
Não recomendaria nenhum cuidado específico.
C
Recomendaria Mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem.
D
Recomendaria cloroquina por 4 semanas.
E
Recomendaria mefloquina ou doxiciclina ou cloroquina 1 semana antes da viagem e as manteria por 4 semanas após a saída da area “malarígena”.
Criança de dois anos e meio de idade, que já falava adequadamente, vem apresentando gagueira há um mês. A mãe, bastante ansiosa, leva a criança ao pediatra com esta queixa. Considerando o diagnóstico, a conduta mais adequada é:
André foi picado por um inseto na pálpebra há uma semana. No primeiro dia teve reação alérgica, com edema e hiperemia que melhoraram no terceiro dia. A partir da manhã do quarto dia, apresentou piora progressiva do edema, hiperemia e calor local. Ontem começou a ter febre com secreção lacrimal purulenta, com leve hiperemia conjuntival, sem queixas visuais e sem alteração na movimentação ocular. o diagnóstico de André é:
Paciente G3P2A0 (último parto há 3 anos) apresenta-se no pré-natal com 8 semanas e Coombs indireto (+). Relata ter feito imunoglobulina anti-Rh na gestação anterior. O marido tem tipagem Rh (-) Du (-). Qual a conduta a ser tomada nesta gestação?
Em qual grupo a prevalência de aneurisma da aorta abdominal é maior?
Compartilhar