Paciente com diabetes tipo 2, portador de hipertensão arterial estágio I, deverá iniciar tratamento para a pressão preferencialmente com:
A
tratamento não farmacológico isolado nos primeiros três meses
B
tratamento não farmacológico + tratamento farmacológico com betabloqueador e diurético tiazídico.
C
tratamento não farmacológico + tratamento farmacológico com inibidor da enzima conversora da angiotensina ou bloqueador do receptor de angiotensina II + diuréticos tiazídicos, se necessário.
D
tratamento farmacológico com bloqueador dos canais de cálcio + diurético tiazídico.
Outras questões
São cardiopatias onde a crise hipoxêmica pode estar presente:
Homem, 65 anos de idade, procura atendimento com queixa de dor em panturrilha direita enquanto deambula, com piora progressiva, necessitando interromper a marcha a cada 100 metros aproximadamente. O paciente é hipertenso e tabagista há 40 anos. Nega diabetes. Ao exame físico, ausência de lesões tróficas nos membros; à direita, ausência de pulsos femoral, poplíteo ou distais; à esquerda, presença de pulso femoral, porém ausência de pulsos poplíteo ou distais. Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Sobre o câncer de rim afirma-se que:
Recém-nascido com 38 semanas de idade gestacional; peso de nascimento 3.250 g; parto cesárea; líquido amniótico claro; Apgar 8 e 9. Encontra-se com 36 horas de vida, assintomático, frequência respiratória de 55 irpm, em aleitamento materno no alojamento conjunto. No exame de oximetria de pulso, o resultado foi de 97% no membro superior direito e no membro inferior, de 92%. A conduta e a principal suspeita diagnóstica são, respectivamente: