Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Um trabalhador de uma oficina mecânica é internado, na emergência, com cólicas abdominais, naúseas, vômitos, diarreia, mialgia, fraqueza e anemia microcítica e ferropriva. Suspeita-se de intoxicação por um agente químico. Entre as alternativas abaixo, o agente químico, com maior probabilidade de ser o responsável por esse quadro clínico, é:

A
xileno.
B
monóxido de carbono.
C
mercúrio.
D
chumbo.
E
metanol.
A nefrolitíase é uma condição bastante comum. Para a sua prevenção, são recomendadas algumas medidas como ingestão adequada de líquidos e restrição de proteínas na dieta. Alguns medicamentos também podem ser empregados para a prevenção da nefrolitíase. Assinale a opção que contém apenas medicamentos recomendados para a prevenção da nefrolitíase:
Um lactente de 4 meses apresenta história de febre e vômitos há 4 dias. O bebê tem antecedente de ter nascido de gestação de 26 semanas com 960 g. Permaneceu internado até os 3 meses em decorrência de múltiplas complicações, incluindo a presença de hemorragia periventricular grau IV que necessitou a instalação de válvula de derivação ventrículo-peritoneal há aproximadamente 6 semanas. O exame físico revela um bebê pouco responsivo e afebril. O restante do exame é inespecífico. Você decide colher uma amostra do liquor para descartar a possibilidade de meningite. Caso confirmada, esta infecção será provavelmente devida a:
Um usuário de 40 anos, em situação de rua, com antecedente de uso intermitente de albergue no último ano, chega a um serviço de atenção básica relatando tosse com expectoração há quatro semanas. Não apresenta outras queixas. Ações que deveriam ser realizadas pelo serviço de saúde que atende a esse usuário segundo o Programa de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil:
Quais são os fatores da cascata de coagulação, que são alterados com o uso de anticoagulantes orais (Cumarínicos)?
Compartilhar