Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Um trabalhador de uma oficina mecânica é internado, na emergência, com cólicas abdominais, naúseas, vômitos, diarreia, mialgia, fraqueza e anemia microcítica e ferropriva. Suspeita-se de intoxicação por um agente químico. Entre as alternativas abaixo, o agente químico, com maior probabilidade de ser o responsável por esse quadro clínico, é:

A
xileno.
B
monóxido de carbono.
C
mercúrio.
D
chumbo.
E
metanol.
Em relação às artrites bacterianas, é correto afirmar:
A fratura em “galho verde”, peculiar em crianças, é do tipo:
Bebê nascido de parto vaginal, com idade gestacional de 36 semanas, peso de 3200g, apresenta icterícia perceptível em zona IV de Kramer, com 72 horas de vida. Sua mãe relata ter observado que o bebê já se apresentava com a face e o tronco amarelados no segundo dia de vida. A tipagem sanguínea da mãe é A positivo, e de seu bebê é O negativo. O bebê está sendo amamentado exclusivamente ao seio, elimina mecônio duas vezes ao dia e tem diurese sempre presente e clara. O irmão mais velho, de 3 anos, necessitou fototerapia por 4 dias na primeira semana de vida. A mãe relata uso de naftalina nos armários de roupas. Essa icterícia é:
A prevenção da tuberculose a partir da aplicação de uma dose de BCG intradérmico, ao nascimento, tem maior efeito protetor na diminuição da
Compartilhar