Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Nefrologia

Um trabalhador de uma oficina mecânica é internado, na emergência, com cólicas abdominais, naúseas, vômitos, diarreia, mialgia, fraqueza e anemia microcítica e ferropriva. Suspeita-se de intoxicação por um agente químico. Entre as alternativas abaixo, o agente químico, com maior probabilidade de ser o responsável por esse quadro clínico, é:

A
xileno.
B
monóxido de carbono.
C
mercúrio.
D
chumbo.
E
metanol.
Correlacione a ordem correta para o procedimento de intubação de seqüência rápida conforme a técnica preconizada pelo ATLS (Advanced Trauma Life Suport®). A: Insuflar o balonete. B: Oxigenar o doente com oxigênio a 100 %. C: Administrar 1 a 2 mg/Kg de succinilcolina por via endovenosa. D: Interromper a compressão da cricóide. E: Intubação por via oro traqueal. F: Administrar um sedativo, etomidato, 0, 3 mg/Kg ou 30 mg. G: Ascultar o tórax do doente. H: Comprimir a cartilagem cricóide. Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição.
Criança com 3 anos, previamente hígida, com início insidioso de edema generalizado, hipoatividade e diminuição do apetite. Urina mais escura e diminuída nos últimos dias. Mãe refere que ela está com 3kg acima do peso habitual. PA: 90/60mmHg. Exame inicial: Urina I com DU 1020, pH 6, corpos cetônicos +, proteínas +++, leucócitos 5.000, hemácias 40.000, cilindros hialinos. Sua principal HD é:
Em relação à Pancreatite Crônica pode ocorrer, exceto:
Pré-escolar de dois anos e meio, sexo masculino, é levado a consulta pediátrica e a mãe solicita encaminhamento para testar a audição, pois acha que seu filho não responde quando chamado. O paciente fala poucas palavras de difícil compreensão, interage pouco com outras pessoas, mesmo com os familiares diretos, apresenta movimentos repetitivos do tronco, explora pouco os brinquedos e apresenta bruxismo acentuado. Exame físico: irritabilidade, sem contato visual com o examinador. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar