Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um viajante realiza uma refeição fugaz em restaurante de beira de estrada, alimentando-se, basicamente, de saladas e queijos. Cerca de 24h após desenvolve diarreia aquosa, com cólicas. Admitindo a hipótese de intoxicação alimentar bacteriana, você consideraria como agente causal mais provável:

A
E. coli enterotoxigênica.
B
Staphylococcus aureus.
C
Clostridium perfrigens.
D
Campylobacter jejuni.
E
Bacillus cereus.
A Convulsão Febril constitui uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes caracterizando uma emergência. Marque a alternativa INCORRETA.
Os principais diagnósticos diferenciais, para um caso estridor inspiratório de instalação aguda, são todos os abaixo, EXCETO:
Escolar de 8 anos foi encaminhado ao pediatra por solicitação da professora por ser agitado, desatento, não está alfabetizado e troca letras e sílabas. Os pais referem que a criança em casa é tranquila e gosta de trabalhos manuais. Brinca com outros amigos. História prévia de otites médias de repetição. O provável diagnóstico é:
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
Compartilhar