Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um viajante realiza uma refeição fugaz em restaurante de beira de estrada, alimentando-se, basicamente, de saladas e queijos. Cerca de 24h após desenvolve diarreia aquosa, com cólicas. Admitindo a hipótese de intoxicação alimentar bacteriana, você consideraria como agente causal mais provável:

A
E. coli enterotoxigênica.
B
Staphylococcus aureus.
C
Clostridium perfrigens.
D
Campylobacter jejuni.
E
Bacillus cereus.
Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, previamente hígida, não tabagista, queixa-se de tosse seca irritativa há oito semanas e dispneia a grandes esforços. Internada por ter apresentado um episódio leve e único de hemoptise. A radiografia de tórax mostrou pulmão branco unilateral com a traqueia desviada para o mesmo lado. Qual a hipótese diagnostica inicial mais provável?
São cardiopatias onde a crise hipoxêmica pode estar presente:
Jovem hígido, destro, estudante de educação física da Univali, praticante de judô e canoagem no Rio Itajaí-Açu, há uns 45 dias iniciou com lesão cutânea, única, assintomática, do tipo “bolinha” de pus, com o tamanho de uma cabeça de prego, no dorso da mão direita e que evoluiu para uma lesão do tipo úlcera, anular, com fundo granuloso e limpo, bordas levemente elevadas, atualmente com diâmetro de 2,0 cm e ausência de gânglios satélites ou linfoadenopatia. Conforme os dados citados acima, entre as intradermorreações listadas abaixo, assinale a alternativa que representa a mais apropriada para a investigação diagnóstica do caso:
A avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) de uma criança no primeiro mês de vida deve conter os dados relacionados à postura, tono, força muscular e movimentação; à observação da reação da criança aos estímulos sonoros e luminosos, do choro, da amamentação e à pesquisa dos reflexos transitórios de um recém-nascido de 15 dias de vida, nascido de apresentação cefálica, quando examinado em decúbito dorsal, ao tentar retificar os membros superiores e inferiores e abrir as mãos, espera-se:
Compartilhar