Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma adolescente com quadro sugestivo de infecção viral desenvolve icterícia. Na avaliação laboratorial foram evidenciados hiperbilirrubina indireta, discreta anemia com reticulocitose e a presença de esferócitos no sangue periférico. O teste que melhor diferencia a esferocitose hereditária de anemia hemolítica autoimune é:

A
Coombs indireto.
B
Coombs direto.
C
Teste de fragilidade osmótica.
D
Mielograma.
Um paciente do sexo masculino, de quatro anos de idade, com quadro de hanseníase nodular da infância. Epidemiologicamente, trata-se de indivíduo que:
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Relacione corretamente os dados maternos com as manifestações clínicas no recém-nascido e assinale a alternativa correta. A) Coxsackie vírus. B) Lúpus eritematoso sitêmico. C) Rubéola. D) Diabetes mellitus. / I. Miocardiopatia hipertrófica. II. Bloqueio atrioventricular total. III. Miocardite congênita. IV. Persistência do canal arterial. (A) A II, B II , C III, D IV. (B) A III, B IV, C I, D II. (C) A III, B II, C IV, D I. (D) A IV, B II, C III, D I. (E) A II, BI, C IV, D III. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
Compartilhar