Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Nefrologia

Ginecologia

Uma adolescente de 14 anos, do sexo feminino, procura atendimento médico, acompanhada de sua mãe, devido à perda de peso excessiva. A mãe relata que a adolescente permanecia longos períodos no banheiro para induzir vômitos. A adolescente confirma a história e refere uso de laxante. Ciclo menstrual irregular com amenorreia há quatro meses. Exame físico: peso: 35 Kg (< p3), Estatura: 168 cm (p 90), IMC: 12,41 Kg/m2 (<p3), PA 100/70 mmHg, FC: 70 bpm. Considerando a provável hipótese diagnóstica, o principal sinal de gravidade é a:

A
hiponatremia.
B
alcalose hiperclorêmica.
C
acidose hipoclorêmica.
D
hipopotassemia.
Uma crise convulsiva, ocorrida em vigência de febre, justifica uma investigação mais pormenorizada quando tem por característica:
Foi realizada a instalação de um cateter venoso central, utilizando a veia subclávia direita como acesso e através da técnica de Seldinger, em uma mulher de 68 anos. Vinte minutos após a punção, a paciente desenvolveu um quadro de hipotensão e taquicardia. A ausculta pulmonar revelou murmúrio presente nos hemitórax direito e esquerdo e a ausculta cardíaca não evidenciou nenhum ruído anormal. Houve ingurgitamento das veias jugulares. A infusão de líquido pelo cateter estava normal até o início do quadro, após houve obstrução do cateter.Baseado no diagnóstico anterior,qual tratamento imediato que deve ser realizado:
A abordagem inicial mais comum do paciente grande queimado deve constar dos seguintes itens, EXCETO:
Qual é a causa mais comum de óbito pós-operatório precoce na cirurgia eletiva do aneurisma de aorta abdominal?
Compartilhar