Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Nefrologia

Ginecologia

Uma adolescente de 14 anos, do sexo feminino, procura atendimento médico, acompanhada de sua mãe, devido à perda de peso excessiva. A mãe relata que a adolescente permanecia longos períodos no banheiro para induzir vômitos. A adolescente confirma a história e refere uso de laxante. Ciclo menstrual irregular com amenorreia há quatro meses. Exame físico: peso: 35 Kg (< p3), Estatura: 168 cm (p 90), IMC: 12,41 Kg/m2 (<p3), PA 100/70 mmHg, FC: 70 bpm. Considerando a provável hipótese diagnóstica, o principal sinal de gravidade é a:

A
hiponatremia.
B
alcalose hiperclorêmica.
C
acidose hipoclorêmica.
D
hipopotassemia.
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.
A doença de Caroli consiste numa doença hepática rara que se caracteriza por:
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, em ambiente hospitalar, considere as seguintes afirmativas: 1. Ao contrário de adultos, a PCR não decorre, habitualmente, de causas cardíacas primárias; 2. Ritmo chocável ou desfibrilável, como taquicardia ventricular sem pulso ou fibrilação ventricular, ocorre em mais de 50% dos casos; 3. Acesso venoso periférico é tão adequado para administração de fármacos quanto o acesso venoso central; 4. A entubação traqueal é prioritária no processo de ressuscitação cardiopulmonar em crianças; 5. O processo de ressuscitação deve começar com compressões cardíacas, com no mínimo 100 compressões por minuto, e no ritmo 15 compressões para duas ventilações, em caso de estarem disponíveis dois socorristas. Assinale a alternativa correta.
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Compartilhar