Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Uma adolescente é atendida em um pronto-socorro, em estado geral grave. O médico plantonista constata diagnóstico de gravidez ectópica (tubárea) com hemorragia. A paciente evolui pra um quadro clínico de choque. Nesse caso, qual é a melhor conduta?

A
Videolaporoscopia.
B
Administração de Metotrexato.
C
Hemotransfusão.
D
Expansor de plasma e hemotransfusão.
E
Laparotomia mediana.
Uma adolescente, com 12 anos de idade, apresenta 3 episódios diários de comprometimento de consciência com duração de cerca de 20 segundos, sem confusão pós-crítica. Qual dos itens abaixo seria mais útil durante a consulta neurológica?
Pré-escolar, 5 anos, chega ao pronto-socorro com história de febre e diarreia há 48 horas. Ao exame físico apresenta-se irritado, olhos fundos e com enchimento capilar lentificado (4 segundos). Segundo o Manual de Assistência e Controle das Doenças Diarreicas (Ministério da Saúde/Brasil), a conduta adequada neste caso é:
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
A medida da PA em crianças é uma oportunidade de identificar pré-hipertensão ou HAS, assim como estimar o risco de doenças cardiovasculares. A medida de PA deve ser realizada em crianças:
Compartilhar