Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma causa não rara de desmame é a ocorrência de doenças na nutriz. Embora a amamentação seja contra-indicada em algumas doenças maternas, é possível manter a amamentação na maioria delas. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
O aleitamento materno (AM) é contra-indicado na presença de retroviroses maternas (HTLV1, HTLV2 e HIV)
B
O AM é contra-indicado quando a mãe é portadora de Hepatite B ou C
C
O AM é temporariamente contra-indicado na mama afetada por lesões de Herpes simples.
D
O AM é contra-indicado temporariamente na fase aguda da Doença de Chagas
E
A doença diarréica aguda materna não contra-indica o AM. As medidas de higiene deverão ser rigorosas.
São três possíveis complicações (precoces ou tardias) das traqueostomias, EXCETO:
O rastreamento primário de problemas relacionados ao uso de álcool deve ser feito em consulta de rotina, principalmente através do questionário CAGE (Cut down Annoyed Guilty Eye-opener Questionnaire). Sobre o CAGE, relacione corretamente as perguntas do questionário com as palavras-chave em inglês: 1. O (A) Sr. (a) costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 2. As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 3. O (A) Sr. (a) se sente culpado (a) (chateado consigo mesmo) pela maneira como costuma beber? 4. Alguma vez o (a) Sr. (a) sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? A. Cut down (diminuir). B. Annoyed (aborrecido). C. Guilty (culpa). D. Eye-opener (abrir os olhos).
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada às 20hs de uma quinta-feira na emergência do HRMS vítima de ferimento por arma branca (faca), tendo a agressão ocorrido na tarde de quarta-feira. Após a avaliação inicial, foi constada a penetração para cavidade abdominal e indicado laparotomia exploradora. No ato cirúrgico, foram encontradas moderada quantidade de sangue livre na cavidade, lesão hepática grau II não sangrante e múltiplas lesões transfixantes de intestino delgado. Com relação ao caso, assinale a opção CORRETA:
Recém-nascido, a termo, filho de mãe diabética, parto vaginal, apgar 9/10 com bolsa rota há 3 dias. Líquido amniótico normal. Mãe não apresentava febre e tinha hemograma normal. Inicia quadro de hipoatividade e déficit de sucção com 48h de vida. Apresentava glicemia 50 mg/dl. Hemograma com 20.000 leucócitos com relação J/T de 0,20. Plaquetas 100.000 e presença de granulações tóxicas nos neutrófilos. A conduta neste paciente deve incluir:
Compartilhar