Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma causa não rara de desmame é a ocorrência de doenças na nutriz. Embora a amamentação seja contra-indicada em algumas doenças maternas, é possível manter a amamentação na maioria delas. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
O aleitamento materno (AM) é contra-indicado na presença de retroviroses maternas (HTLV1, HTLV2 e HIV)
B
O AM é contra-indicado quando a mãe é portadora de Hepatite B ou C
C
O AM é temporariamente contra-indicado na mama afetada por lesões de Herpes simples.
D
O AM é contra-indicado temporariamente na fase aguda da Doença de Chagas
E
A doença diarréica aguda materna não contra-indica o AM. As medidas de higiene deverão ser rigorosas.
Homem de 50 anos com quadro de pirose retroesternal e regurgitação leve há 10 anos, com períodos de sintomatologia irregulares e uso intermitente de IBP. Há um ano houve agravamento do quadro clínico, com episódios de odinofagia e piora da pirose retroesternal. Na endoscopia EED de um mês, verificou-se: hérnia hiatal de 3 cm com erosões esparsas no terço distal do esôfago e Barrett de 2 cm; BEG, corado, IMC - 25 e sem comorbidades. Conduta:
Qual, dos seguintes antimicrobianos é recomendado como agente de primeira linha para o tratamento de pacientes com infecção grave pelo Clostridium difficile?
A litíase urinária é um problema muito frequente na prática urológica, com ônus significativo, tanto em nível pessoal para o paciente, quanto financeiramente para o sistema de saúde. Há relatos de litotomias terapêuticas realizadas, na Índia, há aproximadamente 3.000 anos. A prevalência da doença vem aumentando nas últimas décadas e, apesar dos avanços tecnológicos permitindo abordagens cada vez menos invasivas, a morbimortalidade em casos complicados com infecção continua a surpreender médicos e pacientes. Considerando o tratamento da litíase potencialmente obstrutiva do trato urinário superior e o risco de sepse urinária, qual dos pacientes a seguir apresentados não foi tratado adequadamente?
Com relação à dor abdominal, marque a alternativa INCORRETA:
Compartilhar