Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Dermatologia

Dermatologia

Uma criança após ser atendida no ambulatório foi encaminhada ao laboratório para realização de alguns exames complementares inclusive o da velocidade de hemossedimentação (VHS). Com relação a este exame pode se afirmar:

A
O VHS está acelerado em situações que primariamente aumentam os níveis de fibrinogênio plasmático.
B
É especifico para o diagnóstico de tuberculose.
C
É específico para o diagnóstico de febre reumática.
D
É um exame muito específico para o diagnóstico de infecções bacterianas agudas, entretanto é pouco sensível.
E
O VHS está acelerado em doenças que cursam com diminuição das imumoglobulinas plasmáticas.
Mulher de 58 anos, diabética e hipertensa há 15 anos, apresenta dispneia e sudorese há 1 hora. Exame físico: PA = 150 x 100 mmHg, FC 110 bpm, FR 30 mpm e saturação periférica de oxigênio 89%. Ausculta torácica: bulhas rítmicas e normofonéticas, sem sopros; crepitações finas nos 2/3 inferiores do tórax. Eletrocardiograma: supradesnivelamento do segmento ST nas derivações V1 a V4. Foram realizados oxigenioterapia e administração de ácido acetilsalicílico. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta Inicial:
Um lactente com passado de infecções pulmonares recorrentes, com crescimento deficiente, é levado a UPA por tosse e dificuldade na alimentação. A mãe informa que o menino tem “um defeito de nascença no coração”. Ao exame, encontra-se sudoréico, taquipneico, taquicárdico e apresenta sopro holossistólico na reborda esternal esquerda baixa. A cardiopatia congênita é :
JPC, 6 anos, é trazido ao pronto atendimento da pediatria acompanhado de sua mãe que refere que seu filho vinha com quadro gripal há aproximadamente 6 dias e, atualmente está com queixa de rinorreia purulenta, tosse diurna com piora noturna, obstrução nasal e febre não medida. Qual a primeira hipótese diagnóstica?
Na ausência de doença hepática ou alterações nos níveis séricos de cálcio e fósforo, um aumento isolado da fosfatase alcalina, em um paciente assintomático, geralmente sugere:
Compartilhar