Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Dermatologia

Uma criança após ser atendida no ambulatório foi encaminhada ao laboratório para realização de alguns exames complementares inclusive o da velocidade de hemossedimentação (VHS). Com relação a este exame pode se afirmar:

A
O VHS está acelerado em situações que primariamente aumentam os níveis de fibrinogênio plasmático.
B
É especifico para o diagnóstico de tuberculose.
C
É específico para o diagnóstico de febre reumática.
D
É um exame muito específico para o diagnóstico de infecções bacterianas agudas, entretanto é pouco sensível.
E
O VHS está acelerado em doenças que cursam com diminuição das imumoglobulinas plasmáticas.
A síndrome cerebral orgânica aguda ou delirium pode ser desencadeada por alguns medicamentos como:
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
A lesão do manguito rotador é causa frequente de dor em ombro e de consulta em ambulatório geral e ortopédico. Qual das afirmativas abaixo está correta quanto à evolução dessa lesão?
Compartilhar