Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Uma criança com leucemia aguda apresenta Hb = 6,0 g/dl, leucócitos = 350.000/mm³ e plaquetas = 15.000/mm³. Entre os cuidados emergenciais, sabe-se que NÃO se deve prescrever:

A
leucoaférese.
B
concentrado de plaquetas.
C
transfusão simples de concentrado de hemácias.
D
plasma fresco.
E
corticoterapia.
O plantonista da Unidade de Terapia Intensiva aciona a equipe de notificação e captação de órgãos do seu hospital relatando que foi realizado e confirmado o diagnóstico de morte encefálica em um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo crânio-encefálico. Quanto ao prosseguimento do processo de doação de órgãos pode-se afirmar que
Uma mulher de 37 anos apresenta lesão enegrecida de cerca de 0,8 cm de diâmetro, no dorso. Tipo de biópsia recomendada:
Criança de 05 anos de idade já apresentou 05 episódios de pneumonia a partir dos 03 anos de idade; as radiografias anteriores mostram área de consolidação sempre em lobo médio. Mãe relata que a criança tem tosse seca persistente, às vezes produtiva, febril e com broncoespasmo leve. A radiografia de tórax revela a mesma imagem. Qual o provável diagnóstico, baseado nestas informações?
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca, sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo, assinale-o:
Compartilhar