Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:

A
os exames laboratoriais e o ecocardiograma demonstram com certeza, diagnóstico de quadro viral
B
a cultura de orofaringe positiva para Estreptococos é certeza de diagnóstico para febre reumática aguda
C
a artrite da febre reumática é monoarticular, geralmente envolvendo pequenas articulações das mãos e pés e coluna cervical
D
a Coreia de Huntington pode aparecer como a única manifestação clínica da febre reumática
E
Poliartrite, cardite, eritema marginatum, coreia e nódulos subcutâneos são considerados manifestações maiores do critério de Jones, para diagnóstico de febre reumática
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
Considere um paciente, 18 anos, com trauma perfurante de reto, por PAF há 2 horas, sem outras lesões associadas, localizado a 12 cm da margem anal. Qual a conduta cirúrgica?
A causa mais comum de encaminhamentos para Psiquiatria Infantil é:
Compartilhar