Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:

A
os exames laboratoriais e o ecocardiograma demonstram com certeza, diagnóstico de quadro viral
B
a cultura de orofaringe positiva para Estreptococos é certeza de diagnóstico para febre reumática aguda
C
a artrite da febre reumática é monoarticular, geralmente envolvendo pequenas articulações das mãos e pés e coluna cervical
D
a Coreia de Huntington pode aparecer como a única manifestação clínica da febre reumática
E
Poliartrite, cardite, eritema marginatum, coreia e nódulos subcutâneos são considerados manifestações maiores do critério de Jones, para diagnóstico de febre reumática
Assinale o marcador sorológico da cirrose biliar primária:
Considere um paciente submetido à correção de hérnia inguinal indireta recidivada, técnica de Shouldice. Retorna ao ambulatório no pós-operatório, com dor testicular e edema no testículo. Qual a hipótese provável e a conduta mais apropriada?
Qual o esquema terapêutico mais indicado para o tratamento da cardite reumática?
Uma paciente de 10 anos tem febre de 39?C e dor de garganta. Após um dia de evolução apresentou exantema micropapular em tronco, que posteriormente se estendeu aos membros. Há palidez perioral e lesões petequiais nas dobras dos cotovelos. O hemograma mostra 12.800 leucócitos, com neutrofilia e desvio para a esquerda. Após 7 dias, o exantema cedeu e surgiu descamação cutânea. O agente etiológico mais provável é:
Compartilhar