Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Uma criança de 10 anos de idade é atendida com história de febre, cefaleia, dor retro-orbitária e mialgia há três dias. Há 24 horas, iniciou dor abdominal contínua. Não há manifestações hemorrágicas espontâneas. O exame físico revela hepatomegalia dolorosa, pressão arterial de 100X60mmHg. A prova do laço é positiva, e o hematócrito é de 43%. Segundo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, a conduta terapêutica inicial que deve ser adotada é:

A
Terapia de reidratação oral no ambulatório/antiemético.
B
Internação/terapia de reidratação oral.
C
Internação/ hidratação venosa.
D
Orientação de aumento da ingestão de líquidos em casa/antiemético.
Na hepatite alcoólica usa-se o seguinte critério para a indicação de tratamento com corticosteroide:
Um recém-nascido a termo foi diagnosticado com artéria umbilical única. Com vinte e quatro horas de vida, não foi observado o reflexo vermelho dos seus olhos, mas foi constatada a saturação de oxigênio no membro superior direito de 85%. Com quarenta e oito horas de vida, o médico assistente observou icterícia até o nível dos joelhos e maculopápulas de limites imprecisos distribuídos de forma centrípeta. Ainda nesta fase, notou-se, que a criança não havia eliminado mecônio, nem apresentava vômitos. O médico reviu o exame físico, observando que o ânus era tópico e pérvio ao toque retal. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. A saturação de oxigênio em 85% no membro superior direito do paciente indica a presença de shunt pulmonar-aórtico e a possibilidade de cardiopatia congênita crítica.
Um homem de 63 anos de idade é atendido na emergência, em coma, respirando espontaneamente, hemodinamicamente estável, desnutrido e com hálito alcoólico. A primeira substância a ser utilizada nesse paciente deve ser:
São exames complementares capazes de caracterizar a presença da Síndrome de Cushing, EXCETO:
Compartilhar