Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:

A
os exames laboratoriais e o ecocardiograma demonstram com certeza, diagnóstico de quadro viral
B
a cultura de orofaringe positiva para Estreptococos é certeza de diagnóstico para febre reumática aguda
C
a artrite da febre reumática é monoarticular, geralmente envolvendo pequenas articulações das mãos e pés e coluna cervical
D
a Coreia de Huntington pode aparecer como a única manifestação clínica da febre reumática
E
Poliartrite, cardite, eritema marginatum, coreia e nódulos subcutâneos são considerados manifestações maiores do critério de Jones, para diagnóstico de febre reumática
No primeiro episódio de crise convulsiva febril benigna da criança:
Paciente submetida à colecistectomia videolaparoscópica, na qual houve perfuração acidental da vesícula e extravasamento de bile na cavidade. A cavidade foi lavada com soro fisiológico. No pós-operatório, queixa-se de dor de forte intensidade no ombro direito. A causa mais provável da dor é:
Alberto foi atendido em via pública. Apresentava-se com fratura simples de tornozelo, trauma torácico, turgência de veias jugulares; PA = 50/30mmHg, ausculta cardíaca com abafamento de bulhas e ausculta pulmonar normal bilateralmente. A conduta de emergência será:
Na correção cirúrgica de hérnias incisionais, qual dos fatores abaixo parece ser mais predisponente na formação de seroma pós-operatório:
Compartilhar