Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Uma criança de 10 anos de idade é atendida com história de febre, cefaleia, dor retro-orbitária e mialgia há três dias. Há 24 horas, iniciou dor abdominal contínua. Não há manifestações hemorrágicas espontâneas. O exame físico revela hepatomegalia dolorosa, pressão arterial de 100X60mmHg. A prova do laço é positiva, e o hematócrito é de 43%. Segundo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, a conduta terapêutica inicial que deve ser adotada é:

A
Terapia de reidratação oral no ambulatório/antiemético.
B
Internação/terapia de reidratação oral.
C
Internação/ hidratação venosa.
D
Orientação de aumento da ingestão de líquidos em casa/antiemético.
Considere-se o caso de paciente feminina, de 36 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) =33kg/m², com Relação Cintura/Quadril (RCQ)=1. Segundo a World Heath Organization (WHO), 1998,
A obesidade na gestação contribui para a morbimortalidade gestacional e fetal. Em qual das situações abaixo o excesso de peso materno NÃO é fator de risco?
Assinale a alternativa correta com relação a doenças infectocontagiosas:
Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
Compartilhar