Uma criança de 15 meses apresentou febre elevada por 3 dias, tendo ocorrido convulsão febril no primeiro dia da doença. Permaneceu com bom estado geral. No quarto dia, exantema maculopapular generalizado, não voltando a apresentar febre. O agente etiológico mais provável é:
A
Vírus da Rubéola.
B
Herpes tipo 6.
C
Estreptococo do grupo A.
D
Vírus do sarampo.
E
Parvovírus B19.
Outras questões
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Dentre os transtornos de ansiedade, alguns podem se manifestar durante o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Sobre esses transtornos, é CORRETO afirmar que:
No exame de rotina na Unidade Neonatal, é detectado Sinal de Ortolani positivo no quadril esquerdo de um recém-nascido a termo. A época ideal e o método de imagem mais adequados para confirmar o diagnóstico de doença displásica do quadril são:
Mulher de 68 anos de idade, professora aposentada, iniciou declínio de memória, sobretudo para fatos recentes e desorientação espacial. Esses sintomas se instalaram de forma insidiosa e foram lentamente progredindo. Alterações de linguagem, distúrbios de planejamento (funções executivas) e de habilidades visuoespaciais surgiram com a evolução do quadro há 18 meses. A paciente sempre foi considerada saudável e não apresentava comorbidades. Após avaliação neurológica, foram solicitados exames laboratoriais, ressonância magnética do crânio e avaliação neuropsicológica, sendo diagnosticada como tendo demência primária cortical e medicada com um inibidor da acetilcolinesterase. Qual foi o provável diagnóstico clínico?