Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Uma criança de 15 meses é levada à clínica por causa de falta de ar, intolerância aos exercícios, cianose e com choro. Além disso, a história revela que ela frequentemente se agacha durante estes episódios. No exame, um sopro sistólico áspero é verificado, mais audível ao longo da borda esternal esquerda. A radiografia de tórax revela um coração em bota, com um arco aórtico à direita. O problema cardíaco congênito mais provável é:

A
comunicação interatrial (CIA)
B
coarctação da aorta
C
síndrome do coração esquerdo hipoplásico
D
persistência do canal arterial (PCA)
E
tetralogia de Fallot
Uma mulher de 26 anos de idade é examinada por conta de episódio recente de obstrução intestinal com regressão espontânea. Ao exame físico, apresenta depósitos de melanina na mucosa bucal e regiões palmares. As fezes são positivas para sangue oculto. A história familiar revela presença de pigmentos semelhantes na mãe e tia materna da paciente, ambas com quadro de dor abdominal e distensão recidivantes. A tia morreu aos 65 anos de adenocarcinoma intestinal. A mãe é viva e passa bem aos 68 anos de idade. Os exames laboratoriais: Hto 34%; Hemoglobina 11,5 g%, leucometria global 8000/mm3; Eletrólitos e exame de urina são normais. Qual das afirmações é verdadeira a respeito da paciente?
Paciente deu entrada no PS com história de trauma recente no abdome superior. À inspeção apresenta sinal de Cullen. A hipótese diagnóstica provável é de:
A principal justificativa para o emprego do sulfato de magnésio no tratamento da pré-eclampsia grave consiste em:
A endometriose é uma doença que afeta as mulheres na menacme com maior incidência na 4ª década de vida e se caracteriza por:
Compartilhar