Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neuropediatria

Uma criança de 15 meses apresentou febre elevada por 3 dias, tendo ocorrido convulsão febril no primeiro dia da doença. Permaneceu com bom estado geral. No quarto dia, exantema maculopapular generalizado, não voltando a apresentar febre. O agente etiológico mais provável é:

A
Vírus da Rubéola.
B
Herpes tipo 6.
C
Estreptococo do grupo A.
D
Vírus do sarampo.
E
Parvovírus B19.
Os guidelines para acompanhamento de lesões precursoras do carcinoma de colo uterino, já citam situações em que a pesquisa para o DNA-HPV teria uma boa indicação no seguimento e diagnóstico de pacientes especificas. Das pacientes abaixo, qual NÃO se beneficiaria da pesquisa de DNA-HPV?
Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Dentre as assertivas abaixo, a que não causa cirrose e/ou hepatopatia crônica é:
Criança, 7 anos, refere quadro de coriza nasal, dor e incômodo na garganta há cerca de cinco dias. Nega febre e mialgia. A mãe observou algo na garganta e levou ao atendimento. Na oroscopia foi observado um ponto branco único em amígdala direita e hiperemia de amígdalas. Qual a conduta indicada?
Compartilhar