Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Uma criança de 3 anos, nunca vacinada, comparece ao centro de saúde. A conduta ideal, nessa situação, é administrar:

A
BCG, pólio oral, hepatite B, DTP e tríplice viral (SCR).
B
BCG e hepatite B e agendar as demais
C
Pólio oral, DTP+Hb, hepatite B e tríplice viral (SCR)
D
Pólio oral, DTP, hepatite B, sarampo e BCG se PPD negativo
E
Apenas 1 das vacinas virais e agendar as demais
Mulher, 25 anos de idade, foi atendida na unidade básica de saúde com queixa de pirose e regurgitação há 6 meses. Negava disfagia, náuseas, vômitos, sangramento digestivo e perda ponderal. Ao exame físico: bom estado geral, corada, hidratada, índice de massa corporal: 31 kg/m2, PA: 130/80 mmHg, frequência cardíaca: 84 bpm, abdome plano, flácido, indolor, sem sinais de defesa, sem visceromegalias ou massas palpáveis, ruídos hidroaéreos normais. A melhor conduta na abordagem inicial deste caso é:
Leia o caso clínico abaixo e analise as assertivas que se seguem. Seu Francisco, 48 anos, foi morar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Alegre. Procurou atendimento médico por apresentar quadro de tosse há 3 meses, associado à anorexia, perda de peso, febre vespertina e sudorese noturna. Referia ser alcoolista de longa data. Já havia iniciado tratamento para Tuberculose com Esquema I na USF onde morava, mas havia interrompido tratamento há 20 dias. Após exame clínico completo e realização da Lista de Problemas, o médico, junto à equipe, I. considerou o caso como uma transferência entre Unidades de Saúde da Família, não sendo necessária nova notificação. II. considerou o caso como abandono ao tratamento, associando Etambutol ao Esquema I. III. encaminhou ao CAPS AD para tratamento do alcoolismo. IV. solicitou ao ACS visitas domiciliares quinzenais para a realização de doses supervisionadas. Assinale a alternativa correta:
Durante uma conversa informal, uma jovem deixa escapar que tem episódios frequentes de palpitação. Mas como curioso, você ausculta o precórdio da moça e se surpreende com um sopro telessistólico. Entre as hipóteses diagnósticas, você pensa inicialmente em:
São formas de miopatia, EXCETO:
Compartilhar