Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?

A
Fibrose cística.
B
Doença celíaca.
C
Intolerância a lactose.
D
Alergia a proteína do leite de vaca.
E
Parasitose intestinal.
Paciente idosa queixa-se de dor em região dorsal e costelas, precipitada pelo movimento. Na avaliação laboratorial, apresenta anemia, hipercalcemia, proteinúria e hiponatremia. A radiografia de tórax mostra lesões líticas em costelas e osteopenia difusa. O diagnóstico mais provável é:
São lesões pré-malignas as pápulas hiperceratóticas das áreas expostas ao sol, encontrados no:
A colangite esclerosante primária é caracterizada por inflamação difusa do trato biliar. Esta patologia está frequentemente associada com:
O tratamento de primeira linha para asma brônquica leve persistente é:
Compartilhar