Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Lactente de 2 anos de idade é atendido com queixa de distensão abdominal e edema de membros inferiores. Mãe refere emagrecimento, anorexia e irritabilidade a partir de 1 ano de idade. As fezes são semi-pastosas, de cor acizentada, brilhantes e em grande quantidade, sem muco ou sangue. Não apresenta vômitos.Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade; a partir de então recebe frutas, leite de vaca e sopa com legumes, cereais e carnes. Ao exame a criança está desnutrida, com tecido celular subcutâneo escasso, glúteos diminuídos, irritada, hipocorada, anictérica, com edema em membros inferiores e distensão abdominal, sem visceromegalias. O restante do exame físico é normal. Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?

A
Fibrose cística.
B
Doença celíaca.
C
Intolerância a lactose.
D
Alergia a proteína do leite de vaca.
E
Parasitose intestinal.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
Sobre Exantemas Virais, assinale a alternativa correta:
Criança com 2 anos de idade chega ao Pronto-Socorro com queixa de febre e tosse há 2 dias. Ao exame: FR: 70rpm; estertores crepitantes em bases pulmonares e retração intercostal. O RX de tórax evidencia pneumonia lobar. Conduta:
Adolescente de 14 anos vem à consulta com história de completa recusa alimentar. Seus pais acham que ela está exagerando no regime que começou há cerca de três meses. Paradoxalmente, há relato de ingestão de grande quantidade de doces e chocolates durante as madrugadas, seguidos de vômitos autoinduzidos. Ao exame físico, apresenta-se emagrecida. Refere amenorreia há dois meses. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar