Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Uma criança de 31 semanas de idade gestacional, com mãe com bolsa rota há mais de 24 horas, apresenta sinais de sofrimento fetal. Nasce com anóxia neo-natal grave (Apgar 1° minuto 3; Apgar 5° minuto 6). Aspira mecônio e evolui para pneumonia grave. Constata-se também CIV através de ecocardiograma. Evolui mal no 5° dia é diagnosticado sepse, vindo a falecer no 7° dia, com falência de múltiplos órgãos. As causas básica e imediata do óbito, são respectivamente:

A
Pneumonia e falência de múltiplos órgãos.
B
Prematuridade e falência de múltiplos órgãos.
C
Prematuridade e pneumonia aspirativa.
D
Anóxia neonatal e sepse.
Os extraordinários benefícios do aleitamento materno estão bem documentados sejam eles de ordem nutricional, afetiva, imunológica, cognitiva ou econômica. O uso de medicamento durante a lactação é uma prática muito frequente e uma causa importante de interrupção do aleitamento materno. Isso se deve basicamente à carência de informações sobre muitos fármacos. O desconhecimento e o desinteresse dos profissionais de saúde sobre o tema são citados na literatura como fatores que contribuem para o desmame. Em relação às interações entre fármacos e amamentação assinale a alternativa correta:
Paciente de 25 anos sofreu queda de altura de 2 metros, com trauma em membro inferior direito. Atendido no serviço de emergência com 1 hora de evolução, é diagnosticada uma fratura transversa de ossos da perna, associada a ferimento da pele de 3 cm, com exposição dos fragmentos ósseos. A ferida apresenta-se de aspecto limpo e não há sinais de comprometimento vascular ou nervoso. Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado dessa lesão.
Em relação ao trabalho de parto, em qual das condições abaixo é aconselhável a internação do paciente?
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Compartilhar