Uma criança de 8 anos de idade sofre um ferimento perfurante plantar com prego enferrujado. A mesma recebeu 3 doses da vacina DTP no primeiro ano de vida, 1 dose aos 15 meses e uma dose aos 5 anos. Que conduta deve ser adotada para profilaxia do tétano nesse caso?
A
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT
B
Apenas limpeza e debridamento do ferimento
C
Aplicação de uma dose de reforço da vacina DTP
D
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT e uma dose de soro antitetânico
E
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT e uma dose de tétanogama
Outras questões
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Gestante (G2P1A0), HIV positiva em uso de AZT 600 mg ao dia, chega à maternidade referindo dor no baixo ventre. Tem idade gestacional de 39 semanas, avaliada por ultrassonografia realizada com 12 semanas de gestação. Traz exame de carga viral de 1.200 cópias/ml, efetuado com 29 semanas. Ao exame, apresenta dinâmica de uma contração fraca em 15 min, batimentos cardiofetais de 148 bpm, colo com 1,5 cm, longo, grosso e posterior. A bolsa está íntegra e a apresentação é cefálica no plano -1 de De Lee. Qual a conduta mais adequada?
Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo.
Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?
Em relação ao uso de anticoncepcionais hormonais orais (AHO), está correto afirmar: I - mulheres sadias, não fumantes, com mais de 40 anos, podem usar AHO com baixas doses. II - mulheres que sofrem de enxaqueca com sintomas focais têm contraindicação ao uso de AHO. III - o uso de AHO está associado ao maior risco de câncer de ovário.