Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma criança de 8 anos de idade sofre um ferimento perfurante plantar com prego enferrujado. A mesma recebeu 3 doses da vacina DTP no primeiro ano de vida, 1 dose aos 15 meses e uma dose aos 5 anos. Que conduta deve ser adotada para profilaxia do tétano nesse caso?

A
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT
B
Apenas limpeza e debridamento do ferimento
C
Aplicação de uma dose de reforço da vacina DTP
D
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT e uma dose de soro antitetânico
E
Aplicação de uma dose de reforço da vacina dT e uma dose de tétanogama
Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?
Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um ciclo típico de fertilização in vitro (FIV) - ou injeção citoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
Compartilhar