Uma criança de dezoito meses com febre persistente há cerca de cinco dias apresentou uma urocultura, coletada por punção suprapúbica, com Escherichia coli 20 ufc/ml. No caso desse paciente, qual a afirmativa correta?
A
O tratamento antimicrobiano não é necessário, pois a quantidade de unidades formadoras de colônia/ml na urocultura não confirmou o diagnóstico de infecção urinária.
B
O diagnóstico de infecção urinária está confirmado e o tratamento indicado é ampicilina.
C
A ecografia do trato urinário será o exame de escolha para identificação de cicatrizes renais.
D
Na realização da cintilografia renal com DMSA, o achado de uma área de hipercaptação do radioisótopo será considerado uma lesão patognomônica de pielonefrite aguda.
E
A uretrocistografia miccional deverá ser realizada na ausência de bacteriúria pelo período mínimo de duas semanas.
Outras questões
Diante de uma crise de hipertermia maligna são preconizadas as condutas abaixo, EXCETO:
Um lactente de 2 anos chega ao pronto-socorro com quadro de dispneia, sudorese e chiado ins e expiratório. O menor tem antecedente de asma e está fazendo uso de profilaxia medicamentosa há 2 meses. A criança estava sozinha no seu quarto, entretida com brinquedos quando foi encontrada pela mãe em desconforto respiratório. A melhor explicação, para o quadro atual desta criança, é que ela deve ter
Melhor indicador laboratorial de má perfusão tecidual e de prognóstico no doente traumatizado com choque hemorrágico classe III/IV:
Em pacientes com hipercatabolismo, como grandes queimados, a avaliação do índice metabólico reflete o gasto energético. É correto afirmar que