Uma criança de dezoito meses com febre persistente há cerca de cinco dias apresentou uma urocultura, coletada por punção suprapúbica, com Escherichia coli 20 ufc/ml. No caso desse paciente, qual a afirmativa correta?
A
O tratamento antimicrobiano não é necessário, pois a quantidade de unidades formadoras de colônia/ml na urocultura não confirmou o diagnóstico de infecção urinária.
B
O diagnóstico de infecção urinária está confirmado e o tratamento indicado é ampicilina.
C
A ecografia do trato urinário será o exame de escolha para identificação de cicatrizes renais.
D
Na realização da cintilografia renal com DMSA, o achado de uma área de hipercaptação do radioisótopo será considerado uma lesão patognomônica de pielonefrite aguda.
E
A uretrocistografia miccional deverá ser realizada na ausência de bacteriúria pelo período mínimo de duas semanas.
Outras questões
Em relação à insuficiência Renal Aguda NÃO podemos afirmar:
Mulher de 56 anos, queixa-se de dor e inchaço articular há 4 anos, acometendo joelhos, interfalangeanas proximais e metacarpofalangeanas bilateralmente. A dor inicia-se pela manhã, dificultando as atividades diárias, e tem duração de 2 horas. Há 2 meses apresenta falta de ar, indisposição e perda de peso de 5 kg. Exame físico: regular estado geral, afebril, pálida; espessamento e sinais inflamatórios nas articulações metacarpofalangeanas. Exames laboratoriais: hemoglobina 10,0 g/dl, hematócrito 32%, Fator Antinúcleo (FAN) 1:80 e Proteína C Reativa (PCR) 25 mg/L. O diagnóstico mais provável é:
Homem de 50 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica essencial, em uso de enalapril e amlodipina. Apresenta pressão arterial de 160 / 100 mmHg em medidas pressóricas avaliadas em casa e durante o retorno ambulatorial. Assinale a alternativa com a melhor opção terapêutica.
A principal consequência funcional do estrabismo não tratado na criança é a: